Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2008

    SECÇÃO: Tecnologias


    Redes sem fios num mundo em desenvolvimento

    A equipa do projecto WNDW (Wireless Networking in the Developing World) anunciou, a 31 de Outubro deste ano, o lançamento da primeira versão em português de "Redes sem fio no Mundo em Desenvolvimento". Esta é a mais recente contribuição para a crescente colecção de traduções do WNDW, que inclui também inglês, espanhol, árabe, francês e italiano.

    No mundo em desenvolvimento um livro pode ser, frequentemente, o equivalente a uma biblioteca. O acesso a livros é difícil em lugares onde existem poucas bibliotecas ou livrarias e também quando não há dinheiro suficiente para pagar por eles. Ao lançar este livro através de uma licença Creative Commons, o projecto WNDW possibilita a todos a liberdade de o descarregar da Internet, imprimi-lo, actualizá-lo ou redistribuí-lo. O projecto espera, desta forma, atingir a audiência mais ampla possível, distribuindo o conhecimento sobre redes sem fio de baixo custo para aqueles que mais têm necessidade desta tecnologia.

    O livro "Redes sem fio no Mundo em Desenvolvimento" é apenas uma parte do projeto WNDW. Além das várias traduções, podem encontrar-se também fóruns comunitários e materiais adicionais no portal recentemente actualizado: http://wndw.net/.

    O objectivo deste projecto é ajudar a dar início a projectos de infra-estrutura de comunicações sem fios em todo o mundo, fornecendo informações e recursos para a comunidade wireless.

    O WNDW apela à participação para a eliminação da exclusão digital, fazendo chegar as redes sem fios a todo o lado para todos.

    A publicação deste trabalho tem o apoio do Centro Internacional de Desenvolvimento do Canadá, http://www.idrc.ca/. Apoio adicional foi fornecido por NetworktheWorld.org.

    O livro pode ser obtido gratuitamente ou encomendar-se uma cópia impressa a partir de http://wndw.net/.

    A tradução portuguesa (e o presente texto) é da autoria de César Brod.

    foto
    O livro foi criado por uma equipa de pessoas que, cada qual no seu campo, participam activamente na constante expansão da Internet, forçando os seus limites mais do que nunca havia sido feito. A popularidade massiva das redes sem fios tem feito com que o custo dos equipamentos caia contínua e rapidamente, enquanto a capacidade dos mesmos aumenta de forma acelerada.

    O projecto WNDW acredita que, tomando proveito desses acontecimentos, as pessoas podem finalmente começar a tomar partido na construção de sua própria infra-estrutura de comunicações. E esperamos não apenas convencer os leitores que isso é possível, mas também mostrar como fizeram e dar as informações e as ferramentas necessárias para a criação de um projecto de rede na sua comunidade local.

    Uma infra-estrutura de rede sem fios pode ser implantada com custos muito baixos, comparados com estruturas cabladas. Mas a construção de redes sem fios é apenas parcialmente uma questão de economia financeira. Permitir às pessoas, na sua comunidade local o acesso fácil e barato à informação é beneficiá-las directamente do que a Internet pode oferecer. O acesso a uma rede global de informação traduz-se em riqueza a uma escala local, já que mais trabalho poderá ser feito em menos tempo, com menos esforço.

    Desta maneira, a rede passa a ter cada vez mais valor na medida em que mais pessoas se conectam a ela. Comunidades conectadas à Internet, com alta velocidade, têm voz no mercado global, onde as transações acontecem ao redor do mundo à velocidade da luz. Pessoas conectadas em todo o mundo estão a descobrir que o acesso à Internet lhes dá voz para a discussão dos seus problemas, política e qualquer coisa importante para as suas vidas, de uma forma com a qual o telefone e a televisão simplesmente não podem competir. O que até há pouco parecia ficção científica, está a tornar-se agora realidade, e esta realidade está a ser construída em redes sem fios.

    Mas, mesmo sem o acesso à Internet, as redes comunitárias sem fios têm um tremendo valor. Elas permitem que as pessoas colaborem em projectos através de longa distância. A comunicação através de voz, correio electrónico e outras formas de dados pode ser feita com um custo muito baixo. Envolvendo as pessoas do local na construção da rede permite a disseminação de conhecimento e confiança na comunidade e as pessoas começam a entender a importância de ter uma participação na sua infra-estrutura de comunicação.

    Acima de tudo, elas dão-se conta de que as redes de comunicação são feitas de forma a permitir que as pessoas se conectem umas com as outras.

    Neste livro, o projecto WNDW concentra-se nas tecnologias de redes sem fios de transmissão de dados na família 802.11. Uma rede desse tipo permite o tráfego de dados, voz e vídeo (assim como o tradicional tráfego de informações Internet e web), mas aqui o nosso foco serão as redes de dados. Especialmente, o livro não irá cobrir GSM, CDMA, ou outras tecnologias de transmissão de voz sem fios, uma vez que o custo dessas tecnologias está além do alcance da maioria dos projectos comunitários.

    O PROPÓSITO

    DO LIVRO

    O principal propósito deste livro é ajudar a construir tecnologia de comunicação com um custo aceitável na sua comunidade local, através do melhor uso dos recursos disponíveis. Com a utilização de equipamentos baratos, comuns, podem construir-se redes de dados de alta velocidade que conectam áreas remotas, provendo acesso a redes de banda larga em áreas onde nem sequer a telefonia comum as alcança e, no limite, permitir a sua conexão e a dos seus vizinhos à Internet global. Com o uso de fornecimento local de materiais e a construção de peças por si, é possível construir redes confiáveis com um orçamento muito pequeno. E trabalhando com a sua comunidade local, você poderá construir uma infra-estrutura de telecomunicações da qual todos os que participam dela podem beneficiar.

    Este livro não é um guia para configurar um cartão de rádio no seu laptop ou para escolher equipamentos para a sua rede doméstica. A ênfase aqui é a construção de uma infra-estrutura de conexões que será utilizada como a espinha-dorsal de uma ampla rede sem fios. Com este objetivo em mente, a informação aqui é apresentada a partir de diferentes perspectivas, incluindo factores técnicos, sociais e financeiros. A extensa colecção de estudos de caso apresentam tentativas de vários grupos na construção destas redes, os recursos que estavam disponíveis para eles e os resultados finais destas tentativas.

    Desde as primeiras experiências com fagulhas eléctricas na viragem do século passado, a comunicação sem fios é uma área de rápida evolução dentro da tecnologia de comunicação. Ainda que forneçamos exemplos específicos sobre a construção de conexões de dados de alta velocidade, as técnicas aqui descritas não têm a intenção de substituir redes cabladas já existentes (como sistemas telefónicos ou estruturas de fibra óptica). Antes disto, estas técnicas têm a intenção de ampliar o alcance desses sistemas existentes, provendo conectividade em áreas onde a instalação de fibra ótica ou algum outro tipo físico de cablagem seria impraticável.

    Esperamos que achem o livro útil.

    Por: César Brod*

    * Adaptado para a norma portuguesa europeia.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].