Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2008

    SECÇÃO: Local


    Escola EB1/JI das Saibreiras cria projecto de educação ambiental

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A Escola EB1/JI das Saibreiras apresentou no passado dia 22 um projecto de carácter ambiental desenvolvido pelos seus docentes, tendo como público alvo não só a comunidade escolar como também a população desta zona da nossa cidade. Neuza Pinto é, juntamente com Sónia Ferreira, uma das coordenadoras deste projecto intitulado “Mente Diferente, Melhor Ambiente”, professora esta que de uma forma detalhada nos deu a conhecê-lo.

    Os objectivos desta iniciativa estão bem traçados conforme nos foi dito, sendo que, entre outros, pretende-se contribuir para a implementação da Educação Ambiental na escola, recuperar e embelezar o espaço envolvente do estabelecimento de ensino, utilizar esse espaço como veículo de sensibilização para a cidadania, promover o intercâmbio de ideias e estratégias entre os elementos da comunidade educativa de forma a pensar em conjunto e realizar uma obra comum, diminuir a violência física e verbal na escola e fomentar atitudes de respeito pela natureza e pela vida.

    Para levar a cabo esta ideia serão precisas, como é óbvio, algumas ajudas, de ordem monetária e de materiais de construção. Para isso este grupo de trabalho, constituído por 13 professores, vai fazer ao longo do ano diversas actividades, como aquela que aconteceu precisamente a 22 de Novembro último, dia em que foi organizado uma pequena e animada feira de sabores. Como o próprio nome refere esta feirinha foi preenchida com um sem número de delícias, na sua grande maioria doces, que fizeram crescer água na boca aos muitos encarregados de educação que não faltaram a esta primeira chamada. Paralelamente os alunos da escola ofereceram aos seus progenitores uma alegre sessão de karaoke com temas alusivos ao S. Martinho que então se comemorava.

    Os responsáveis pelo projecto esperam não só a ajuda de pais e comunidade das Saibreiras como também de outros parceiros da nossa cidade, e restante concelho, como a Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Valongo, entre outras empresas e instituições.

    O sonho, o grande objectivo final, por assim dizer, passa por transformar por completo a escola, criar uma nova imagem, na edificação de uma área ajardinada (onde estão planeados a construção de canteiros, um jardim exótico e de um pequeno lago) onde alunos e restante comunidade possam viver em harmonia com a Natureza.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].