Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2008

    SECÇÃO: Crónicas


    Magusto de S.Martinho

    O tradicional magusto em honra de São Martinho realiza-se a 11 de Novembro com fogueiras e descantes profanos, não faltando as competentes castanhas e o correpondente vinho novo.

    foto
    Neste dia que se festeja na Igreja Católica o insigne apóstolo – São Martinho de Tours, nascido na Panónia – Baixa Húngria, no ano 316, filho de um tribuno militar romano.

    Alistado no exército romano chegou a ser oficial de cavalaria, conhecido por dar metade da sua capa a um pobre quase nú, que posteriormente lhe apareceu, durante o sono como sendo Jesus Cristo coberto com a capa.

    TRÊS SÃO MARTINHOS

    foto

    Este primeiro São Martinho festejado a 11 de Novembro é apóstolo dos Gálias no século IV, pela conversão dos franceses, já como Bispo de Tours – actual França.

    O segundo São Martinho festejado a 20 de Março é o apóstolo do Baixo-Minho, no século VI, pela conversão dos Suevos, já como Bispo de Dume – actual Portugal.

    O terceiro São Martinho festejado a 12 de Novembro foi o Papa São Martinho I que, perseguido e desterrado para a Frácia, faleceu neste dia no ano de 655 (século VII).

    Da celebração destes três São Martinhos resulta na confusão de São Martinhos, que muitas paróquias não sabem qual deles é afinal o padroeiro, mas o povo dotado de um senso prático reduzio-os à expressão mais simples dando preferência à data do mais antigo – grande São Martinho de Tours.

    O mais curioso é que os dois São Martinhos, o primeiro, Bispo de Tours e o segundo, Bispo de Dume, embora numa distência de 200 anos de idade, são ambos naturais da mesma região – a Panónia na Baixa-Húngria, tornando-se um e outro evangelizadores dos Bárbaros – o de Dume, pelos Suevos e o de Tours, pelos Francos.

    SÃO MARTINHO

    DE DUME

    foto

    Era poeta, filósofo, ilustrador, sábio conhecedor das leis e ciências do tempo, dominando os inimigos da fé pela sua palavra de fogo.

    Seguidor do exemplo apostólico do seu conterrâneo e patrono São Martinho de Tours que tinha convertido os Francos. O São Martinho converteu o Rei dos Suevos – Teodomiro, por intercessão do seu patrono.

    Com este Rei fundou a Igreja e o Colégio da Cedofeita – como 1ºPrior – relíquia duma civilização, tesouro precioso e orgulho heráldico da cidade do Porto.

    Este São Martinho, sagrado por Lucrécio como Bispo de Dume foi por por fim o seu sucessor no Arcebispado de Braga.

    SÃO MARTINHO

    DE TOURS

    foto

    Nasceu sob o reinado do grande Constantino, Imperador Romano, sendo a sua família idólatra mas desde a infância começa a desgostar-se das superstições dos pais e a inclinar-se para Deus.

    Após 10 anos inscreve-se como catecúmeno na Assembleia dos Cristãos.

    Aos 16 anos alista-se nas legiões romanas que defendiam os Gálias, sendo notável a doação de metade da sua capa a um pobre, quese nú, por não trazer mais nada para lhe dar.

    Aos 18 anos deixa a vida militar, faz-se baptizar por Santo Hilário – Bispo de Poitiers, tendo-o como seu pai na fé, que começa a conferir-lhe as Ordens Sagradas, de acólito a presbítero.

    A primeira acção apostólica foi ir à sua pátria converter os seus pais, conseguindo apenas converter a mãe, mas foi de lá expulso. De regresso aos Gálias fizeram-nos Bispo de Tours. Fruto do seu zelo apostólico, ainda fundou um mosteiro onde se aos 81 anos rodeado pelos seus discípulos entre eles São Patrício – apóstolo da Irlanda.

    Devido às suas extraordinárias virtudes de humildade e caridade, venerado pelo povo como MAG(N)US (SANC)TUS – esta locução latina por corruptela deu origem ao termos popular suevo – «Magustus» – o «Dia do Magusto» local de romagem ao seu túmulo.

    Daí a quadra dos magustos, a partir do «Dia de Todos os Santos» em 1 de Novembro, por meio de grandiosas festividades religiosas e expansão de alegria.

    E se o Inverno não era caminho temo-lo pelo São Martinho:

    «Ó meu rico São Martinho

    Hoje te quero festejar

    Com muitas castanhas e vinho

    E na fogueira saltar

    Por: Luís Gouveia

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].