Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2008

    SECÇÃO: Cultura


    Jovens artistas expõem desenho no Fórum Cultural

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Encerrou, no passado dia 26 de Outubro, a exposição de desenho (em papel) de quatro jovens artistas – Marco Mendes, João Maio Pinto, José Cardoso e Ana Torrie, que se encontrava patente no Fórum Cultural de Ermesinde desde o Verão (foi inaugurada a 2 de Agosto).

    Mostra modesta em número de trabalhos, esta era uma colectiva em que dificilmente se vislumbra uma unidade de temáticas ou de técnicas, valendo como amostragem exemplificativa das abordagens diversas que estes aqui fazem ao objecto estético.

    Os trabalhos passeiam desde a ilustração mais “gráfica”, ao retrato surreal e até à banda desenhada.

    Por exemplo, João Maio Pinto expõe peças de tinta da china sobre papel, de médio formato, José Cardoso retratos de esferográfica sobre papel em pequenos formatos (A4), Ana Torrie gravuras e – deixamo-lo propositadamente para o fim –, Marco Mendes desenhos a grafite sobre papel, a maioria dos quais produzidos no contexto da obra de Banda Desenhada.

    foto
    Deste autor, a propósito do qual já “A Voz de Ermesinde” se referiu em altura anterior, na sua rubrica “Arte Nona”, conhece-se a paixão pelo desenho, pela divulgação e pela edição de fanzines.

    O traço mais notório de Marco Mendes é o do desenho marcado por um traço realista, mas aqui, embora meio esquartejada a obra de banda desenhada para se acomodar ao formato “desenhos”, vislumbra-se sobretudo nesse registo narrativo, sequencial da BD, um interessante desvendamento pessoal, assumindo em grande parte a sua obra como intimista e confessional.

    Trata-se, não de explorar as grandes angústias subjacentes ao humano, mas de desvendar precisamente este pequeno humano, corrente e quotidiano.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].