Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2008

    SECÇÃO: Local


    O Homem sonha e a obra nasce: eis a Escola Sénior de Alfena

    Fotos RUI LAIGINHA
    Fotos RUI LAIGINHA
    Este é claramente um daqueles exemplos em que se pode dizer que o sonho comanda a vida. Muitas vezes o sonho não passa do nosso imaginário, outras há em que com persistência, paixão, entrega e trabalho ele atinge a realidade. E foram precisamente estes últimos “condimentos” que fizeram com que o sonho chamado Escola Sénior de Alfena (ESA) seja hoje uma realidade.

    A inauguração oficial desta nova instituição decorreu na tarde do passado dia 25, contando com a presença de inúmeras figuras públicas – e muitos cidadãos anónimos – da sociedade alfenense, bem como algumas personalidades do quotidiano político concelhio, casos do presidente da Câmara Municipal de Valongo (CMV) Fernando Melo, do vereador José Luís Pinto e da presidente da Assembleia Municipal de Valongo, Sofia de Freitas. Todos presenciaram a abertura de uma instituição cuja essência passa por promover um envelhecimento activo e combater o isolamento nesta faixa etária.

    Antes da cerimónia de inauguração o nosso jornal trocou breves palavras com um dos sonhadores deste projecto de integração social, mais precisamente Arnaldo Soares, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena (JFA). Em linhas gerais explicou que esta foi uma ideia que nasceu com base na verificação de que em Alfena não existiam instituições – em abundância - capazes de combater o problema cada vez mais emergente que é a solidão na terceira idade.

    Unindo esforços a JFE, o Atlético Clube Alfenense (ACA) e a jovem instituição de apoio à integração social e comunitária Associação Viver Alfena (AVA) deram asas a este sonho que tem como objectivos contribuir para que os mais velhos tenham uma melhor qualidade de vida, afasta-las da solidão, oferecer-lhes um espaço onde possam conviver, aprender, ensinar, mas sobretudo um espaço onde possam ser felizes, conforme sublinhou o autarca alfenense.

    Este trabalho de proximidade com os cidadãos mais velhos de Alfena vai ser conduzido pela AVA (que no seu curto tempo de vida – foi criada em 2007 – tem vindo a ser um parceiro fundamental da JFA na dinamização do gabinete da Acção Social da edilidade alfenense - e irá funcionar nas instalações do ACA.

    Com a chegada das autoridades máximas da CMV procedeu-se então ao início da cerimónia de inauguração tendo o primeiro “capítulo” desta sido preenchido com a benção das instalações, “tarefa” que ficou a cargo do padre Carneiro.

    foto
    Seguiram-se os discursos dos representantes das três entidades que conceberam o projecto, tendo Arnaldo Soares sido o primeiro a usar da palavra. Dirigindo-se à população da sua freguesia começou por citar a velha frase de que o “sonho comanda a vida”, «e eu aprendi a sonhar convosco, aprendi que é possível tornar os sonhos realidade se soubermos estar unidos e trabalhar. Hoje, aqui, concretiza-se mais um bocadinho do sonho que começou há três anos. Falar da terceira idade, ou melhor falar dos séniores é falar daqueles que já deram o seu contributo para que nós possamos estar aqui, é falar daqueles que nos criaram e que apesar da idade querem continuar a viver com alegria integrados na sociedade sem se sentirem abandonados. Somos nós que agora temos a obrigação de fazer tudo por eles, de lhes proporcionar convívio, alegria e de acabar com a solidão em que muitos vivem».

    Para levar o projecto avante foram precisos alguns milhares de euros como referiu Arnaldo Soares, e neste capítulo agradeceu publicamente às muitas entidades e personalidades alfenenses que ajudaram o sonho a tornar-se realidade.

    A terminar avançou com uma novidade que deixou em êxtase os cidadãos de Alfena, ou seja, de que em 2010 o novo, e tão almejado, centro de saúde de Alfena irá ver a luz do dia, já que o seu financiamento está inculido no plano de investimentos do Governo para o próximo ano.

    Por seu turno, o presidente da Direcção do ACA, Carlos Lopes, endereçou uma palavra de apreço ao anterior presidente do clube, António Peixoto, a Arnaldo Soares e ao conhecido empresário alfenense Camilo Moreira, três dos principais dinamizadores deste sonho. Diria ainda que este espaço até aqui abandonado abrirá novos caminhos à população sénior, caminhos que no passado lhes teriam sido negados mas que agora se vislumbram com claridade. Novos horizontes que são agora também encarados pelo ACA, reconhecido pelo seu notável trabalho de formação com a comunidade mais jovem, e que agora passa igualmente a ter a “responsabilidade” de expandir esse trabalho à população sénior.

    Manuela Duarte, responsável pela AVA, era outro dos rostos que irradiava felicidade neste importante dia para Alfena, tendo na sua intervenção explicado um pouco da essência deste projecto, frisando acima de tudo que ele não pretende ser uma escola no verdadeiro sentido da palavra mas sim um local de convívio e aprendizagem para os idosos.

    foto
    Visivelmente emocionado e orgulhoso estava Fernando Melo que começou por dizer que em seu entender a formação era uma palavra que antigamente apenas se aplicava aos mais novos, hoje ela extende-se aos mais velhos também. «Hoje a aprendizagem faz-se ao longo da vida, não existe idade para se começar a aprender, eu vejo isso por mim, pois tenho aprendido muito com Arnaldo Soares, um homem que com poucos recursos tem feito um grande trabalho na “cidade” de Alfena. E digo “cidade” porque há muito que Alfena já merece esta designação, embora ainda não o seja na realidade, porque é uma terra dinâmica, imparável e que tem crescido de uma forma extraordinária. É uma grande terra», elogiou de uma forma emocionada o edil de Valongo.

    Posteriormente todos os presentes puderam fazer uma visita ao interior da ESA local onde os utentes terão então à sua disposição uma série de actividades, desde a aprendizagem de informática, artes decorativas, dança, canto, ginástica, entre outras. O dia de festa terminou no pavilhão do ACA com a actuação de alguns ranchos folclóricos.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].