Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2008

    SECÇÃO: Local


    Semana Europeia da Mobilidade

    Relação entre qualidade do ar e saúde em debate

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, teve lugar na Junta de Freguesia de Ermesinde, no passado dia 17, ao final da tarde, um debate sobre a qualidade do ar e a sua relação com a nossa saúde.

    A sessão foi moderada pelo delegado de saúde concelhio, Miguel Gaspar e contou com a presença da docente da Universidade de Aveiro, Myriam Lopes, que apresentou o projecto SAUDAR, cujo objectivo é «analisar a relação entre a qualidade do ar (exterior e interior) e a saúde humana numa dada região, e a evolução previsível dessa região com base nos planos de desenvolvimento existentes.» Este projecto teve início em Abril de 2004 com quatro anos e está nesta altura em fase de finalização.

    A investigação centrou--se em três aspectos essenciais: apurar as diferenças entre a qualidade do ar exterior e interior das zonas urbanas e suburbanas; analisar a gravidade da asma nas zonas urbanas e suburbanas e por fim chegar a uma conclusão sobre a existência de relação entre qualidade do ar e gravidade da asma. O projecto foi levado a cabo com crianças, uma vez que são a faixa etária da população com maior incidência de asma.

    Myriam Lopes começou por referir que a poluição atmosférica é o factor que mais implicações tem na saúde dos cidadãos europeus, sendo a maior responsável pelas doenças relacionadas com a poluição. «Estima-se que cerca de 20 milhões de europeus sofram de doenças respiratórias. A qualidade do ar tem por isso, uma grande importância na saúde pública e é considerado um dos indicadores da qualidade de vida nas cidades», rematou.

    foto
    De seguida Sofia Sousa, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, apresentou também um programa de execução que prevê um plano de melhoria da qualidade do ar na região norte, um programa que surgiu da constatação dos problemas da qualidade atmosférica.Trata--se de um documento que reúne um conjunto de medidas para melhorar a qualidade do ar e prevê a participação de entidades públicas e privadas.

    As medidas abarcam a área do tráfego automóvel e gestão urbanística, a indústria, a agricultura e florestas. Destacam-se por exemplo as medidades de renovação das frotas de táxis e de veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos, redução da idade da frota dos veículos de passageiros, redução da emissão de combustão residencial e promoção da implementação de sistemas de despoluição das indústrias.

    Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municiapal de Valongo, decorre entre os dias 16 e 22 deste mês promovendo várias iniciativas de entre as quais se destacam o percurso pedestre a realizar no dia 20, demonstração de veículos ecológicos alternativos, animação de rua e uma mega aula de aeróbica.

    O objectivo deste programa de actividades é encorajar os cidadãos a adoptar por comportamento compatíveis com o desenvolvimento sustentável, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído. Bem como, consciencializar a população em geral para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terá na qualidade do ambiente.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].