Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2008

    SECÇÃO: Cultura


    Bola de Neve – Exposição de figuras em fimo

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Encerrou ontem, no Centro Cultural de Alfena a exposição de figuras em fimo Bola de Neve, que ali esteve patente desde o dia 22 de Agosto.

    «Criado a pensar nas ofertas de presentes originais, o atelier Bola de Neve é formado por antigos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (...)».

    Em Alfena estavam expostos trabalhos de Nuno Matos e Diana Neto e o mais que se pode dizer é que a exposição deve ter sido bem sucedida do ponto de vista comercial pois grande parte das peças expostas foram vendidas.

    foto
    As peças expostas, elaboradas de forma artesanal, representavam «todo o tipo de figuras, desde personagens conhecidas, personagens de épocas festivas (como as natalícias), passando pelas profissões (...).

    Uma nota final para o material utilizado. Criado nos anos 30 por Fifi Rehbinder, este é uma espécie de massa semelhante a argila, de fácil modelação. O seu criador vendeu a fórmula, em 1964 ao fabricante Eberhard Faber, que entretanto a desenvolveu até adquirir as características que se lhe conhecem hoje. O fimo é uma massa de polímero que vai a endurecer ao forno para adquirir a sua forma final, permitindo a aplicação das mais variadas cores.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].