Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2008

    SECÇÃO: Local


    Cartas ao Director

    Com Ermesinde no coração

    Fotos JOÃO DIAS CARRILHO
    Fotos JOÃO DIAS CARRILHO
    (A) Em tempos que já lá vão, na entrada nascente para o Parque Urbano, existia uma placa com o nome do Sr. Presidente da Câmara que mais tarde mandou retirar. O que só lhe fica bem. Considerando as expectativas dos ermesindenses, em verem por ali o seu parque de lazer alargado e ali construída a sua Junta de Freguesia. Expectativas goradas porque valores mais altos se terão imposto. E o espaço terá ficado nas mãos de privados e do betão. Ali nasceram dois inestéticos cubos betuminados que nos parecem de reduzida utilidade, a não ser nos últimos tempos para uns grafittis de mau gosto; um enorme parque de estacionamento que, se útil, parece inerte e deserto. E o nascer de um futuro hotel, que a voz do povo já diz que irá ter oito andares, sufocando o bonito parque. Foi pena a bonita obra que ali nasceu ser ensombrada de mamarrachos betuminosos. Como se vê na foto da placa, apenas resiste o suporte, para nos inspirar na crítica, quer positiva, quer negativa.

    (B) Na foto à direita: mais betão no Parque. O imóvel de restauração ali existente, útil e bem instalado, parece elástico, porque a área física e estética do parque encolhe e a beleza diminui: uma verdade à La Palisse. Em benefício quiçá de uma minoria. Será má sina os espaços verdes andarem a encolher, ou será das alterações climáticas?

    (C) É urgente as repinturas das passadeiras para peões, na cidade. Algumas nem à lupa se enxergam. Mas mais grave, é onde houve intervenção de obras nos arruamentos e substituído o piso. As passadeiras devem ter ido de férias prolongadas, ou de licença sem vencimento e não mais voltaram, deixando os transeuntes desprotegidos e em alto risco. O lugar da Gandra é sintomático da inércia. Parece que em Ermesinde abre mais lesto um centro comercial do que se pinta uma passadeira.Circule pela Gandra. E tire conclusões.

    Por: João Dias Carrilho

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].