Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2008

    SECÇÃO: Arte Nona


    Projecto BD a Fresco

    foto
    O projecto BD a Fresco está a decorrer na Aldeia das Amoreiras, concelho de Odemira (entre Novembro 2007 e Março 2009). Para BD a Fresco, exclusivamente, cria-se uma banda desenhada baseada na poesia popular alentejana. Esta BD é transposta para grande formato e pintada em murais, em paredes da Aldeia das Amoreiras. Daqui se cria um itinerário para visitantes de todas as idades, nacionais e estrangeiros, e um programa impresso. Acompanhando a produção dos murais, realizam-se oficinas práticas de BD e de pintura a fresco e abrem-se as portas a jovens que queiram aprender o ofício.

    O projecto BD a Fresco nasce no Centro de Convergência, projecto de desenvolvimento rural na Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, sendo organizado por um grupo de jovens do GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, núcleo do Alentejo, com a parceria de Mural da História.

    Conta com o apoio do Programa Juventude em Acção UE, Câmara Municipal de Odemira e Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

    «BD a Fresco ousa colorir paredes de uma aldeia alentejana. Ousa despegar a banda desenhada do papel e mostrá-la em grande formato. Ousa repegar a técnica tradicional e duradoira da pintura mural a fresco».

    APELO À PARTICIPAÇÃO

    DE VOLUNTÁRIOS

    De momento, o Centro de Convergência procura jovens voluntári@s para integrarem o grupo de trabalho que, durante o mês de Agosto vai produzir uma pintura a fresco na Aldeia das Amoreiras, Odemira, Baixo Alentejo.

    A ideia é trabalhar em grupo todas as fases de produção de uma pintura a fresco: preparação do suporte murário, preparação e aplicação de rebocos, desenho preparatório e preparação de cartão e pintura. A banda desenhada a transferir para pintura mural foi criada exclusivamente para este projecto e será aplicada nos lavadouros da Aldeia das Amoreiras.

    O Centro de Convergências está aberto a acolher no grupo jovens com mais de 16 anos, de preferência (mas não obrigatoriamente) com experiência em preparação de rebocos e em pintura mural, dispost@s a partilhar um trabalho experimental em grupo, numa organização horizontal. Oferece estadia e alimentação a tod@s @s voluntá[email protected]@s @s interessad@s devem enviar a ficha de inscrição [email protected].

    A 1ª época de trabalho decorreu de 14 a 25 de Julho e a 2ª irá decorrer de 4 a 15 de Agosto.

    VISITA AOS FRESCOS

    DA ALDEIA DAS AMOREIRAS

    Miguel Ângelo usou a técnica da pintura a fresco na Capela Sistina. No Alentejo, a “Rota do Fresco” serve de cartaz turístico. Mas sabe como se produzem este tipo de pinturas?

    Durante as manhãs dos sábados de Agosto, faça uma visita às pinturas murais a ser produzidas nos lavadouros da Aldeia das Amoreiras (projecto BD a Fresco) e aprenda a técnica tradicional e histórica do fresco. Ponto de encontro: 10h30 no Centro Social da Aldeia das Amoreiras

    Contacto para inscrições (obrigatórias): [email protected] ou pelo telefone 283 925 032.

    Site: http://centrodeconvergencia.wordpress.com/2008/06/04/voluntarios-para-projecto-de-pintura-a-fresco/

    O QUE É O CENTRO

    DE CONVERGÊNCIA?

    O Centro de Convergência é a proposta de uma estratégia inédita no sentido da dinamização e desenvolvimento de meios rurais, um projecto-piloto agregando diferentes disciplinas que se complementam e interagem entre as ciências sociais e de ambiente, a cultura e a arte. Localiza-se na Freguesia de São Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira.

    Surgiu no contexto da campanha contra a desertificação do GAIA : Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, organização não-governamental de ambiente (www.gaia.org.pt) e do seu núcleo do Alentejo, abrangendo agora uma dinâmica de parcerias com organizações locais.

    COMO TEM DECORRIDO

    A CONCRETIZAÇÃO

    DO PROJECTO?

    Do calendário do projecto, este ano, realizou-se:

    De 10 a 13 de Abril:

    A Oficina de Pintura a Fresco – Oficina teórico-prática sobre pintura mural a fresco, com um formador experiente da Mural da História;

    De 1 a 31 Julho:

    O Campo de Trabalho em Pintura a Fresco, um mês de experiência e voluntariado na produção de frescos, destinado a um grupo jovens com mais de 16 anos.

    Um dos voluntários trabalha exclusivamente em vídeo.

    A estadia em acampamento e a alimentação foram gratuitas para todos os participantes.

    As candidaturas foram aceites mediante envio de carta de motivação para [email protected] até 15 de Junho/08.

    A 12 de Dezembro será feito o Lançamento do Programa BD a Fresco, no Centro Social da Aldeia das Amoreiras: o projecto, a BD, os frescos e o itinerário de visita, incluindo informações sobre o contexto natural e social da Aldeia das Amoreiras.

    Entrada livre.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].