Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2008

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Finalmente entregue relatório da fiscalização aos parques infantis

    Decorreu sem grandes novidades a última reunião da Junta de Freguesia. Foi entregue ao executivo da Junta o relatório de fiscalização aos parques infantis, um ano após ter sido pedido. A despoluição do Rio Leça também suscitou algumas questões, por parte da bancada do PS e foi aprovado um novo orçamento para a Junta.

    Foto ARQUIVO URSULA ZANGGER
    Foto ARQUIVO URSULA ZANGGER
    A ultima reunião da Junta de Freguesia, que decorreu no passado dia 2 de Julho, teve início com o habitual período de informações prestado por Artur Pais.

    O presidente começou por falar nas inscrições para o passeios dos idosos, agendado para o dia 4 de Setembro, que estão abertas de 21 a 31 de Julho.

    De seguida informou que já pediu um parecer ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel sobre a situação do terreno nas traseiras na Junta e que posteriormente informará à mesa as conclusões. Acrescentou que foi informado de que o relatório da visita ao mercado de Palmela iria ser enviado no dia a seguia a esta reunião.

    Acabado o período de informações Sónia Sousa tomou a palavra para questionar Artur Pais se o edifício Faria Sampaio estará porventura abandono. As suas críticas seguintes foram para a demora no início da separação de resíduos nos cemitérios e para a construção que está a surgir na rua José Joaquim Ribeiro Teles.

    De seguida interveio Américo Silva para informar que a cobertura da paragem de Sampaio está a ser providenciada.

    Tomou a palavra Artur Costa começando por falar de uma sucata situada perto do Rio Leça. De seguida voltou ao assunto da falta de projectores de água no lago da alameda do Parque Urbano apelidando a situação como sendo «um dos sinais da forma como nós [ermesindenses] somos tratados pela Câmara Municipal de Valongo». De resto voltou a falar na falta de limpeza em terrenos situados ao lado de passeios públicos, em alguns casos, impedindo a circulação. Deu como exemplo a rua Simões Lopes.

    Seguiu-se aintervenção de Almiro Guimarães que se referiu à despoluição do Rio Leça questionando o porquê de esse trabalho não ter sido feito conjuntamente com a Maia e Santo Tirso.

    Américo Silva justificou dizendo que ambas as Câmaras (Maia e Santo Tirso) foram convidadas para participar no projecto de despo0luição do Rio Leça, mas como Santo Tirso não dispunha de saneamento e a Maia se mostrou reticente informando que ia avaliar o assunto, a CMV decidiu avançar sozinha.

    AS RESPOSTAS

    DE ARTUR PAIS

    O presidente começou por informar que vai ter uma reunião no próximo dia 11 de Julho para decidir quando se dará início à separação de resíduos nos cemitérios. Relativamente ao edificio Faria Sampaio informou que aida não estão decididas as decisões a tomar.

    Por fim, Artur Pais reafirmou que as Câmaras de Santo Tirso e da Maia foram convidadas para participar no projecto de despoluição do rio Leça. Em cima da mesa estavam duas actas para aprovação. Foi aprovada por unanimidade a acta nº9, no entanto, Artur Costa discordou com a escrita de um dos parágrafos da acta nº10, relegando a mesma para aprovação na próxima reunião, após feitas as devidas alterações. De seguida foi aprovada alteração do orçamento para 3500 euros, inicialmente previsto em 2825 euros.

    FISCALIZAÇÃO

    AOS PARQUES

    INFANTIS

    O último ponto da reunião versou sobre a inspecção aos parques infantis – Parque de Sonhos e Parque da Antiga Feira. Um ano após o executivo da Junta pedir uma inspecção à entidade fiscalizadora, recebeu da CMV uma análise realizada sobre os dois parques.

    Sónia Sousa, da CDU, apresentou uma proposta de correcção dos problemas existentes nos parques em questão. No entanto, Artur Costa mostrou-se contra a proposta de Sónia Sousa e defendeu o seguimento dos parceres dos técnicos.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].