Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2008

    SECÇÃO: Local


    Ano Europeu do Diálogo Intercultural

    Caminhada na Serra de Santa Justa

    Fotos TERESA AFONSO
    Fotos TERESA AFONSO
    Mais de meia centena de pessoas participaram na caminhada na Serra de Santa Justa, mais especificamente na Aldeia de Couce, situada na freguesia de Campo. A iniciativa esteve a cargo da Agência para a Vida Local que, desta forma, assinalou mais uma vez o Ano Europeu do Diálogo Intercultural. A caminhada decorreu no passado dia 25 de Maio, durante a manhã, tendo como objectivo dar a conhecer o património que constitui esta região do concelho.

    A visita foi guiada pela representante do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Valongo (CMV) que, de uma forma descontraída, deu a conhecer um pouco da história da serra. Ao longo do percurso verde foi possível observar não só espécies animais, mas também plantas características da serra, que fizeram as delícias do mais novos.

    O Agrupamento de Escuteiros de Sobrado fez questão de marcar presença na caminhada, e assim, estrear-se neste tipo de iniciativas.

    A visita à aldeia de Couce contou também com a participação da Associação Lagoa da Saudade – grupo de capoeira – uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música.

    A capoeira foi desenvolvida no Brasil e é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés e as mãos. Munidos de um atabaque e de um berimbau (instrumentos característicos desta prática), o grupo de capoeira animou toda a caminhada, fazendo ainda uma pequena apresentação do seu trabalho, num mini-espectáculo realizado no alto da serra.

    foto
    As visitas guiadas à Serra de Santa Justa devem ser solicitadas à CMV e podem ser levadas a cabo às quartas--feiras com alunos de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. As visitas de sexta-feira estão entregues aos alunos de Geologia da mesma faculdade e às quintas-feiras as visitas são generalistas.

    É de referir que a Serra de Santa Justa faz parte da rede Natura 2000 – trata--se de um projecto comunitário criado com o objectivo de reunir locais essenciais à protecção, valorização e promoção ambientais, dispersos pela totalidade dos países da União Europeia, que incluem habitats importantes de espécies de interesse. No caso da Serra de Santa Justa há quatro espécies raras a preservar: uma espécie de salamandra – a salamandra lusitânica; e três espécies de pteridófitas – o feto-de-cabelinho, o musgão e um feto de nome científico Trichomanes speciosum.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].