Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2008

    SECÇÃO: Institucional


    Desemprego em Valongo diminuiu 12,7% segundo dados do IEFP para 2007

    Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o desemprego em Valongo diminuiu, durante o ano de 2007, 12,7%, passando de 6 002 inscritos no Centro de Emprego do concelho, em Dezembro de 2006, para 5 241 em Dezembro último. A diminuição trimestral foi de 5,8%.

    foto
    O Quadro I apresenta os valores mais significativos do desemprego no concelho de Valongo, comparando a evolução trimestral e anual das diferentes vertentes analisadas pelo IEFP.

    Alguns factos merecem ser destacados da análise do Quadro I. Desde logo, o facto de, em termos homólogos, apenas se ter registado o crescimento do desemprego naqueles que procuram o primeiro emprego, embora em termos trimestrais esse facto já não se registe. Depois, a grande desproporção que se verifica na descida anual do desemprego nos homens (-21,9%), em relação às mulheres (-6,4%), mesmo que a variação do último trimestre do ano reflicta uma tendência diferente.

    Também o desemprego de longa duração (mais de 1 ano) mantém um peso importante no total do desemprego, representando 45,6% do total dos inscritos no Centro de Emprego de Valongo, no final de 2007.

    Na distribuição por idades há um certo equilíbrio na quebra do desemprego no nosso concelho, com uma descida menos marcada na faixa etária dos 35 – 54 anos, enquanto que é nos jovens dos 25 aos 34 anos que se regista uma descida mais acentuada no desemprego anual.

    Analisando as habilitações literárias dos desempregados no concelho de Valongo, anota-se uma descida uniforme do desemprego ao longo de 2007, ainda que haja uma diminuição menos intensa e bastante abaixo da média concelhia naqueles que possuem o 3º ciclo do Ensino Básico (-7,5%).

    foto
    Comparando a situação do concelho de Valongo com os restantes do Grande Porto (Quadro II), no final do mês de Dezembro, conclui-se que continua a não ser muito favorável a posição do nosso concelho pois é o que apresenta o 2º valor mais elevado, comprando o desemprego com a população total (o IEFP não faz o cálculo da taxa de desemprego). Esta posição é semelhante à verificada no final do 3º Trimestre, embora se registe uma diminuição do desemprego per capita no concelho pois este valor era de 5,9% em Setembro, contra os 5,6% de Dezembro. Matosinhos mantém a melhor posição no conjunto dos concelhos do Grande Porto, ao passo que cabe a V. N. de Gaia a desagradável situação de ser líder neste ranking.

    Por: Faria de Almeida

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].