Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2007

    SECÇÃO: Tecnologias


    Mão na massa com o novo OpenOffice.org Online

    foto
    Após passar por alguns altos e baixos, o conjunto de programas para escritório OpenOffice.org está a ser levado numa nova direcção por uma empresa chamada Ulteo. Fruto da mente de Gael Duval, fundador da Mandriva Linux, a missão da Ulteo é servir como plataforma para colocar aplicações na web. Usando esta abordagem, a Ulteo liberou um beta público do Online OpenOffice.org, o que literalmente põe o OpenOffice.org dentro de um navegador.

    É claro que a oferta da Ulteo tem algumas vantagens reais, como o facto de acabarem os problemas específicos de cada plataforma, mas como qualquer grande aplicação que se queira enfiar num navegador, o Online OOo tem os seus "preços" a pagar. Vamos dar uma olhadela nos prós e contras do mais recente pacote de produtividade a ir para a rede.

    Primeiro, o lado bom: todos os principais componentes do OpenOffice.org estão presentes. A imagem abaixo mostra a tela de entrada, que permite escolher com que programa trabalhar e configurar algumas preferências. A aplicação escolhida abrirá em uma janela pop-up. Embora o tempo de download seja notoriamente mais longo que o de aplicações web concorrentes, como Google Docs e Zoho, parece que a aplicação inteira é apresentada ao utilizador, incluindo os recursos da mais recente versão, 2.3. Formatação, preferências, fontes, templates padrão, menus contextuais (no botão direito), está tudo lá.

    Para criar este ambiente tão ferto de recursos, o Online OpenOffice.org requer um navegador moderno com JavaScript (naturalmente) e com o plugin Java Runtime Environment na versão 1.4 ou mais recente. A instalação foi testada no Firefox 1.5 e superiores, IE6 e 7, e mesmo no Safari. Contudo, utilizadores do Ubuntu são especificamente alertados que devem estar usando o plugin de Java da Sun (Sun JRE) ou a actual implementação do Online OpenOffice.org não vai funcionar. A Ulteo está a trabalhar para resolver este problema.

    Assim como muitos exemplos do paradigma de Software como um Serviço (Software as a Service, SaaS) – de facto, este é um software para desktop servido num cliente VNC Java para a web – trabalhar com o pacote é uma mistura de benesses. Utilizadores que precisam da infinidade de recursos pelos quais os pacotes de escritório convencionais são conhecidos vão sentir-se em casa, embora o funcionamento do programa possa ser notoriamente lento.

    Por exemplo, algumas tarefas corriqueiras como selecionar uma linha de texto inteira no Impress, o equivalente ao PowerPoint do OpenOffice.org, pode demorar um segundo a mais que a aplicação no desktop. Às vezes. Esse tipo de atraso é esporádico, e é provável que utilizadores que estejam à procura de um pacote como esse estejam preparados para lidar com isso.

    Com esse beta dum pacote de escritório, contudo, está claro que o objectivo inicial da Ulteo era simplesmente fazer o OpenOffice.org funcionar num navegador web. Utilizadores em busca de recursos colaborativos ou de partilhamento de documentos de concorrentes como Google Docs ou mesmo o Office Live Workspace da Microsoft vão ter que continuar a sua busca. Embora o Online OpenOffice.org ofereça 1Gb de espaço de armazenamento online para todos os seus documentos, não se nota nenhum indício de capacidade de compartilhamento ou edição compartilhada dos documentos.

    Mas certamente o Online OpenOffice.org tem um nicho que ele pode atender. Devido à sua natureza de desktop-que-veio-para-a--web é fácil oferecer os principais recursos de qualquer pacote de escritório. Utilizadores insatisfeitos com a abordagem K.I.S.S. do Google Docs e não dispostos a pagar o preço que custa o Microsoft Office podem ter uma boa chance com o pacote da Ulteo. À medida que a interface com o utilizador amadureça, contando que a implementação da Ulteo também se torne mais eficiente, é bem provável que ela evolua e se torne um pacote de escritório rico em recursos, fácil de usar e baseado na web.

    Por: JÂNIO SARMENTO *

    * http://www.meiobit.com

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].