Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2007

    SECÇÃO: Tecnologias


    “Self service” ou “a la carte”? O Linux mostra a sua força em desktops

    Ubuntu Gutsy ou Linux Mint? Ao gosto do cliente.

    foto
    Gostos não se discutem.

    Historicamente, a turma do pinguim gosta de montar o seu próprio 'prato', ou melhor, sistema. Eles são do tipo "self service", ou seja, pegam um sistema pelado (prato vazio) e vão moldando conforme a sua preferência (colocando as porções), e pelo terminal de comando (sem emprergado a servir), melhor ainda. Tem mais 'sabor' o resultado final, pois está a seu gosto, e foi preparado com esforço pessoal. Enfim, a sua cara. Dá o maior prazer trabalhar na 'sua' máquina.

    O pessoal que curte o Ubuntu Gutsy (7.10) é desse grupo… dos 'self service', assim como a turma do "Slackware" (os radicais do self service – dizem que quem consegue usar – servir-se – não largam mais), do Arch, do Debian, enfim, das primeiras distribuições, chamadas raízes, das quais derivaram todas as outras.

    Porém, com a evolução e consolidação do Linux em desktops, está a surgir um outro grupo… o grupo dos 'a la carte', ou seja, pessoas que gostam de saborear um belo e requintado prato pronto, com entrada, prato principal e sobremesa já disponíveis, tudo prontinho e servido (pode ser um simples PF também… ehehe). Este grupo de pessoas, com certeza migrantes do Windows, sente dificuldade em 'montar' o seu prato (sistema), pois os criados do Bill encarregavam--se de fornecer o PF, ou seja, o prato feito (cheio de enfeites por cima, para esconder a bagaceira debaixo… eheheh).

    Por isso, esse novo grupo identifica-se mais com distribuições como o Linux Mint, um Ubuntu muito bem preparado, já com todos os 'acompanhamentos' instalados, bonito e agradável, forte e saboroso. É só saborear, sem ter o trabalho de ficar instalando porções. Mas, claro, se quiser reforçar o prato… também pode. E as opções não param de aparecer. É o mundo todo fazendo receita nova! Tem muita porcaria, mas pelo menos você está vendo o que lhe estão a servir, e não é obrigado a engolir… é o livre arbítrio!! Viva a liberdade… Viva o Software Livre!

    Temos outros 'a la carte' muito bons, inclusive um indicado pelo guru do Software Livre – o Richard Stallman - que disse usar o Linux gNewSense… muito bom por sinal, já baixei o liveCD e vou instalar para testar (claro que em paralelo, sem deixar o meu Mint, no qual já dei uma 'retemperada' reforçada, e acho difícil achar outra distro que supere). Pelo menos por enquanto.

    Para concluir, cito o muito legal slogan do Mint: "From freedom came elegance" (“Da liberdade veio a elegância”).

    E você? Vai de quê? 'Self-service' ou 'A la carte'?

    AbdeeL *

    * http://oksitebr.com/wp2/

     

    Outras Notícias

    · A Memória do Rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].