Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2007

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    VIII PortoCartoon EM ERMESINDE

    foto

    O VIII PortoCartoon: Desertificação e Degradação da Terra, do Museu Nacional da Imprensa, pode ser visto no Fórum Cultural de Ermesinde, desde o passado dia 30 de Novembro.

    A mostra, organizada no âmbito de um protocolo com a Câmara Municipal de Valongo, é constituída por mais de 200 cartoons e apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados dos quatro cantos do mundo.

    Sob o tema da “Desertificação e Degradação da Terra” o público pode apreciar os trabalhos de artistas de países tão diferentes como o Azerbeijão, a Argélia, a China, a Colômbia, a Indonésia, o Irão, a Macedónia, a Roménia, a Rússia, a Ucrânia, e a Turquia, entre outros, para além dos principais países europeus, incluindo Portugal.

    Os vencedores do certame foram: Musa Gümüs, da Turquia (Grande Prémio), Fero Kudlac, da Eslováquia (2º prémio) e Ludo Goderis, da Bélgica (3º prémio). Também estão patentes desenhos dos caricaturistas portugueses Augusto Cid, Ferreira dos Santos e Rui Maciel.

    Os cartoons expostos mostram com humor e sátira como nas últimas décadas têm vindo a degradar-se as condições de vida e como o nosso planeta se encontra ameaçado por múltiplas violações ao equilíbrio terrestre, facto que afecta a qualidade de vida de milhões de cidadãos.

    Segundo a organização, o PortoCartoon-World Festival é organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, sendo considerado pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, «um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo».

    O VIII PortoCartoon pode ser visto no Fórum Cultural de Ermesinde até 30 de Março, no seguinte horário: 3ª a 5ª, 10-13h/15-19h. Sexta:10-13h/15-19h/21-23h. Sábado:15-19h/21-23h. Domingo:15-19h. Entrada livre.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].