Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2007

    SECÇÃO: Destaque


    Na encruzilhada do presente...

    – a contas com o passado e com o futuro!

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Em bom rigor o presente quase não existe, posto que na voragem do tempo o presente esfuma-se no exacto momento em que o vivemos. Daí que, para perspectivarmos o futuro, somos levados a questionar-nos sobre o passado, e, então, aqui, repartido em dois patamares: o passado mais recente e o passado mais remoto.

    Esta solução, obviamente, mais prática, não nos alivia substantivamente a angústia, contudo, permite-nos ensaiar distintas formas de abordagem ao tema.

    foto
    Parece que não restam dúvidas a ninguém, minimamente consciente do seu papel na sociedade em que se integra, de que para sabermos para onde queremos ir devemos saber, primeiro, de onde vimos, e, já agora, quem somos, não forçosamente num cúmulo de múltiplas e complexas partículas, mas, enquanto indivíduo completo, tanto física como espiritualmente. O Homem no seu todo, fruto dos seus, de si e da sua circunstância.

    O ente que nos interessa no estudo do folclore e da etnografia é exactamente este Homem (ou Mulher, como é óbvio), a quem queremos conhecer o rasto do tempo que o trouxe até aos nossos dias, para podermos sinalizar as características do seu ser, das suas atitudes face à vida, das suas manifestações lúdicas e festivas, do seu sofrimento, da sua estrutura social e comunitária, dos seus receios, das suas ansiedades e das suas expectativas, do seu tempo e do modo como se soube inter-relacionar com os outros.

    foto
    Porque, para além de nós, há sempre os outros, que jogam um papel mais importante nas nossas vidas e na nossa cultura do que, muitas vezes, damos conta.

    Por isso, devemos sempre pensar em nós e nos outros!

    Por: Ludgero Mendes (*)

    (*) Resumo da comunicação apresentada no 2º Fórum de Etnografia e Folclore.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].