Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2007

    SECÇÃO: Desporto


    DESPORTO ESCOLAR

    ESE fechou com chave de ouro a temporada do Desporto Escolar

    Fecharam com chave de ouro, as competições que envolveram as equipas do Desporto Escolar da Escola Secundária de Ermesinde (ESE).

    Fotos ESE
    Fotos ESE
    A equipa de voleibol feminino do escalão júnior (atletas nascidas antes de 1989) desta escola sagrou-se campeã distrital, após vencer todos os jogos das duas fases em que esteve envolvida, da qual faziam parte as equipas do Instituto Nun’Alvares (Santo Tirso), Secundária da Trofa, Secundária Filipa de Vilhena, Externato Liceal Paulo VI (Gondomar) e Secundária Castelo da Maia.

    As juvenis (1990/1991) sagraram-se igualmente campeãs distritais. Numa primeira fase, a duas voltas, defrontaram o Colégio Universal (Porto), a Escola Secundária Condes de Resende (Canelas) e o Colégio dos Órfãos do Porto.

    Numa segunda fase (apuramento), esta equipa tornou a competir com o colégio Universal e com as Escolas Secundária D. Dinis (SantoTirso) e Secundária José Régio (Vila do Conde), valendo-lhes o título distrital. Posteriormente, triunfou em S. João da Madeira frente à equipa vencedora do Centro Educativo de Entre Douro e Vouga, dando acesso ao Campeonato Regional

    foto
    A mesma equipa classificou-se no 2º lugar do Campeonato Regional do Norte, após o confronto com as vencedoras dos Centros Educativos de Braga e Douro Sul, sendo derrotada apenas pela Escola Secundária Carlos Amarante, de Braga, campeã nacional em título.

    De salientar, o excelente trabalho técnico que foi desenvolvido pelo professor Cassiano Seixas, orientador de ambas as equipas. Com três treinos semanais, e sem contar com atletas federadas, a exemplo do que acontece tendencialmente com outras formações, aquele técnico e as suas equipas, conseguiram superar as suas congéneres.

    Notas muito positivas tiveram também as equipas de basquetebol nas categorias de iniciados (92/93) e juvenis (90/91) masculinos da ESE, orientadas pelo professor Miguel Ribeiro. Enquanto os juvenis sagraram-se campeões distritais, os iniciados foram Vice-Campeões Distritais.

    Estas duas equipas defrontaram escolas com boas tradições na modalidade, com particular destaque para a Escola Secundária Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, actual campeã nacional.

    No escalão mais jovem e para além da Secundária de Ermesinde, confrontaram-se em duas voltas, as equipas das Escolas: Secundária dos Carvalhos, E.B. S. Lourenço e E.B.Sophia de Mello Breyner, de Arcozelo.

    Os juvenis, para além da campeã nacional, competiram no seu grupo com as Escolas Secundária de Castelo de Paiva e Secundária de S. João da Madeira. De sublinhar a colaboração do encarregado de educação Manuel Ramalho, gerente da empresa Símbolo 2, que patrocinou as duas equipas de basquetebol com a oferta de equipamentos.

    120 ALUNOS

    ENVOLVIDOS

    foto
    Com cerca de 120 alunos envolvidos nas duas modalidades, os docentes responsáveis pelas quatro equipas, cumpriram na íntegra os objectivos e orientações definidas no Programa do Desporto Escolar, utilizando esta via como instrumento de inclusão e promoção do sucesso escolar. Mais, incutiram o respeito pelas normas do espírito desportivo, fomentando um bom clima de relações interpessoais e sensibilizaram para hábitos de estilo de vida saudáveis que contribuem para a formação equilibrada dos alunos. Isto, para além de incentivarem a participação activa dos discentes nas actividades desportivas, associando-a a uma qualificação da formação e das suas responsabilidades enquanto árbitros, juízes e cronometristas.

    Estas actividades do Desporto Escolar – basquetebol masculino e voleibol feminino, integram o Projecto Educativo da ESE. Os treinos têm uma frequência de duas ou três vezes semanais, num horário pós curricular (a partir das 18H30). O quadro competitivo, salvo situações extraordinárias, é realizado aos sábados, da parte da manhã. As inscrições para a prática, estão abertas a todos os alunos interessados.

    O Clube do Desporto Escolar da ESE define-se como um projecto com modalidades desportivas específicas e, um quadro competitivo interescolar.

    foto
    Esta prática desportiva, orientada e acompanhada por professores de Educação Física da ESE, visa, não só motivar os alunos para o exercício físico regular na sua vertente lúdica e competitiva, mas igualmente a integração dos alunos, independentemente das suas dificuldades ou aptidões, tendo por objectivo, a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar.

    Por: Carla Celeste Sousa*

    *Coordenadora do Desporto Escolar da ESE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].