Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2007

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    BANDA DESENHADA NO AR.CO

    foto
    Entre 24 de Maio e 28 de Julho 2007, na Galeria Municipal de Arte de Almada, está visitável a exposição Banda Desenhada no AR.CO.

    Citando Jorge Nesbitt, um dos coordenadores do evento: “A presente exposição junta uma selecção de trabalhos de alunos e ex-alunos do departamento de Ilustração/B.D. que se destacaram pelas suas capacidades de execução gráfica e narrativa na área da banda desenhada”.

    Ou, como escreveu Nuno Saraiva, professor de banda desenhada no AR.CO, em painel integrante da exposição: "(...) No início,os gestos andavam torpes. Já haviam banda-desenhado tiques, confessando influências e mimetismos no sketch-book. Depois, o traço e a alma ganharam ares de fórmula e lançaram-se sobre o complicado desafio (...)",

    No conjunto de reproduções expostas, em formato ampliado, podem ver-se pranchas de BD de autores-artistas individuais, como acontece com Francisco Lobo (que, numa das bedês, não criou o argumento, antes fez a adaptação literária de um conto de Max Aub), e Mafalda Casais, mas também de duplas compostas por desenhador-argumentista, casos de Edgar Raposo (desenho) e CM (argumento), Inês Casais (desenho) e Francisco Serra Lopes (argumento), Madalena Pereira (desenho) e Pedro Vieira Moura (argumento), Susana Carvalhinho (desenho) e João Paulo Cotrim (argumento), Tiago Albuquerque (desenho) e Rui Aires (argumento).

    Há ainda outra vertente, a das duplas que dividem o argumento e o desenho entre si, em partes mais ou menos iguais, casos de Margarida Calão Rocha e Hauke Vagt, Rita Tátá e Tiago Tútú.

    Resta mencionar o nome dos desenhadores que se basearam em tramas ficcionais desenvolvidas no "workshop" de argumento para BD do AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual), como aconteceu com Monia Nilson e Vasco Gargalo.

    (...)

    Quanto à exposição: absolutamente imperdível, com a arte da narração figurativa em alto nível, apesar de montada num nível mais baixo :-). Isto em termos de altitude, claro, atendendo a que o amplo e bem iluminado local expositivo da galeria onde estão as obras de BD fica numa cave...) .

    A Galeria Municipal de Arte de Almada situa-se na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, nº 74, e funciona de 2ª a 6ª das 10h às 12h30, e das 14h às 18h, no sábado apenas das 14h às 18h.

    Um horário que permite, aos bedéfilos lisboetas e amantes da arte em geral, visitarem esta inesperada exposição.

    Fonte: http://kuentro.weblog.com.pt/arquivo/251611.html e http://divulgandobd.blogspot.com/ [email protected]

    ENCONTRO ESPECIAL DO 22º ANIVERSÁRIO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA

    Comemorou-se no passado dia 5 de Junho, com um jantar realizado no Restaurante A Berlenga, o 22º Aniversário da Tertúlia BD de Lisboa, uma ideia de Geraldes Lino consagrada já com mais de duas décadas de existência e dinâmica actividade.“Este Encontro Especial, chamado "encontro vadio" – por se efectuar sempre em restaurante diferente do habitual do resto do ano, ideia iniciada a partir de 1992 –, como é hábito todos os anos, não teve homenageado nem convidado especial.

    Contou, contudo, com o Sorteio interactivo de peças de Banda Desenhada, sorteio este em que as peças foram oferecidas pelos próprios participantes do sorteio, o que resultou na já habitual e muito aguarda troca de exemplares de publicações que, por vezes, constituem grande novidade para o premiado.“No encontro participaram Alan Voss - autor de BD francês (na “Metal Hurlant”) e pintor, residente em Portugal, Álvaro - autor de BD e cartunista, Ana Saúde – bedéfila, António Isidro – bedéfilo, António Sacchetti - autor de BD e pintor, Baptista Mendes - autor de BD, Bruno Emanuel Martins – bedéfilo, Casimiro – faneditor, Dâmaso Afonso - autor de BD e jornalista "free-lancer" de BD, Dulce Ribeiro – bedéfila, Falcato - autor de BD, Fernando Andrade - editor de revista de BD (Mosquito - 4ª série), Fernando Martins – bedéfilo, Fernando Wintermantel – bedéfilo, Gastão Travado - autor de BD, Geraldes Lino - fundador da TBDL, editor de fanzines, Guilherme Mendes – bedéfilo, Helder Jotta – bedéfilo, Inês Ramos - bedéfila e designer, Isabel Viçoso – bedéfila, Joana Lafuente - autora de BD "mangaka", José Abrantes - autor de BD e cartunista, José Lopes - autor de BD, Luís Graça - bedéfilo, escritor, poeta e jornalista, Luís Salvado - bedéfilo e jornalista, Machado-Dias - autor de BD (argumentista) e editor, M.A.L.S. - jornalista e bedéfilo, Mascarenhas - autor de BD, Miguel Ângelo Martins - autor de BD (argumentista), Miguel Sousa Ferreira - bedéfilo, jornalista "free-lancer" de BD, Milhano – bedéfilo, Moreno - autor de BD, Nuno Duarte - autor de BD (argumentista), Paulo Araújo - autor de BD, Paulo Marques - autor de BD, Pedro Bouça – bedéfilo, Raquel Santos – bedéfila, Ricardo Leite - autor de BD, Rui Domingues – bedéfilo, Sá-Chaves - autor de BD, Sandra Rosa – bedéfila, Sandra Macedo – bedéfila, Simões dos Santos - autor de BD, Susana Nogueira- bedéfila, Victor de Jesus – bedéfilo, e Zé Manel - autor de BD, cartunista e vitralista.

    Fonte: http://divulgandobd.blogspot.com/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].