Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2007

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL – 7º TORNEIO DE FUTEBOL INFANTIL DA PÁSCOA DO ERMESINDE SC

    Craques do futuro fizeram a festa do futebol no Estádio dos Sonhos

    O Ermesinde SC organizou nos passados 5, 6 e 7 de Abril a 7ª edição do seu Torneio de Futebol Infantil da Páscoa. Uma iniciativa que juntou no relvado do Estádio dos Sonhos 12 equipas, sendo 6 referentes ao escalão de escolas e as restantes ao de infantis.

    Muita alegria, convívio salutar, companheirismo entre todos os intervenientes, e bons momentos de futebol foram algumas das características de um torneio a todos os níveis fantástico.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A grande festa do futebol mais jovem levada a cabo pelo Ermesinde teve início no dia 5 de Abril, com a realização dos jogos da 1ª fase da competição de escolas. As 6 equipas participantes foram divididas em dois grupos de três, sendo que os 1ºs classificados de cada grupo iriam discutir entre si, na 2ª fase, o vencedor da prova, enquanto que os dois 2ºs classificados e os dois 3ºs classificados iriam discutir entre eles os 3º e 4º lugares e os 5º e 6º lugares respectivamente. Regulamento este que foi igual para os dois escalões de formação que estiveram em acção.

    Assim, em escolas, o grupo 1 foi vencido pela equipa “A” do Ermesinde, fruto de em dois jogos ter alcançado outras tantas vitórias, mais concretamente ante Vilanovense (4-0) e o Infesta (3-0). No 2º lugar deste grupo quedou-se o conjunto do Vilanovense que no primeiro jogo deste torneio havia batido por 1-0 o Infesta.

    O grupo 2 foi dominado sem grandes dificuldades pelo Tirsense, que bateu sem apelo nem agrado o Ermesinde “B” (3-0) e o Gondomar (1-0). Na 2ª posição ficaram, precisamente, os gondomarenses, que beneficiaram da vitória sobre a equipa da casa no desempate por grandes penalidades (1-0), já que o resultado deste jogo após o tempo regulamentar se cifrava numa igualdade a uma bola.

    foto
    No escalão de infantis Salgueiros e Freamunde (grupo 1) abriram na manhã de 6 de Abril a competição deste escalão. Encontro que terminou empatado a zero, tendo então havido a necessidade de se recorrer à marcação de grandes penalidades. Aí o Freamunde foi mais feliz que os rapazes de Paranhos, vencendo por 6-5. Seguiu-se um muito disputado Salgueiros-Ermesinde “A”, com a turma da casa a vencer pela margem mínima (1-0) os seus oponentes. No desafio que decidiu o 1º colocado deste grupo o Ermesinde “A” caiu aos pés do Freamunde por 1-2.

    O grupo 2 foi dominado pelo Desportivo das Aves, que nos dois jogos disputados somou duas incontestáveis vitórias, sobre o Ermesinde “B” (2-0) e o Penafiel (3-1). Penafidelenses que ficaram com o 2º posto do grupo fruto da goleada imposta aos “B’s” ermesindistas, nada mais nada menos do que 6-0.

    DECISÕES

    E ENTREGA

    DE PRÉMIOS

    foto
    Na tarde de 6 de Abril foi o dia das decisões para o escalão de escolas. No jogo de atribuição dos 5º e 6º lugares o Infesta bateu sem dificuldades o Ermesinde “B” por 3-0, enquanto que no apuramento para os 3º e 4º lugares o Vilanovense venceu o Gondomar por 3-1. Emotivo e de resultado incerto foi o encontro da grande final, entre o Ermesinde “A” e o Tirsense. Um jogo equilibrado do principio ao fim onde a turma da casa, no inicio do 2º tempo, se adiantou no marcador. Contudo, o Tirsense nunca baixou os braços e a terminar a partida restabeleceu a igualdade. Nas grandes penalidade foram melhores os de Santo Tirso, já que venceram por 3-1, sagrando-se desta forma campeões do torneio na categoria de escolas. Um triunfo que em nosso entender acaba por ser justo, pois ao longo de toda a competição o Tirsense justificou este 1º lugar.

    Na categoria de infantis, cuja fase final disputou-se a 7 de Abril, o 5º lugar ficou na posse do Ermesinde “B” que bateu no jogo de atribuição dos 5º e 6º lugares o Salgueiros, nas grandes penalidades, por 3-1. Menos sorte teve a outra equipa ermesindista presente neste escalão, que no encontro de atribuição dos 3º e 4º lugares foi goleada pelo Penafiel por 2-4. O título de campeão foi entregue ao Freamunde, que na final bateu o Desportivo das Aves por 3-1.

    A classificação final dos dois escalões ficou ordenada da seguinte forma:

    Escolas: 1º Tirsense; 2º Ermesinde “A”; 3º Vilanovense; 4º Gondomar; 5º Infesta, 6º Ermesinde “B”.

    Infantis: 1º Freamunde; 2º Aves; 3º Penafiel; 4º Ermesinde “A”; 5º Ermesinde “B”; 6º Salgueiros

    No plano individual, foram destacados em cada escalão o melhor jogador, o melhor marcador, o melhor guarda-redes e a equipa mais disciplinada.

    Assim, no escalão de escolas o melhor marcador foi o atleta Zé Pedro, do Gondomar, autor de 2 golos, enquanto que o melhor guarda-redes foi Nuno, do Tirsense. O prémio de melhor jogador foi atribuído a Guilherme, do Vilanovense., enquanto que a Taça Disciplina foi entregue à equipa “A”do Ermesinde.

    foto
    Nos infantis, Hugo, do Penafiel, com 6 golos apontados, foi o melhor marcador da prova, enquanto que o melhor guardião foi o salgueirista Miguel, ao passo que o título de melhor jogador foi entregue a Walter do Freamunde.

    Tal como nas escolas a Taça Disciplina foi entregue à equipa da casa.

    Em jeito de balanço podemos dizer que este 7º Torneio de Futebol Infantil da Páscoa do Ermesinde SC foi coroado de êxito em diversos níveis, quer ao nível da organização, quer no que toca à afluência de público, e sobretudo ao nível do entusiasmo e desportivismo patenteado pelos “craques do futuro”, que durante três dias encheram de cor e alegria o relvado do Sonhos.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].