Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2007

    SECÇÃO: Desporto


    POLO AQUÁTICO – 6º TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE ERMESINDE

    Ermesinde foi (uma vez mais) palco de uma grande maratona de polo aquático

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Decorreu nos passados dias 6, 7 e 8 de Abril, na Piscina do CPN, a 6ª edição do Torneio Internacional de Polo Aquático Cidade de Ermesinde. Organizado conjuntamente pelo CPN, Federação Portuguesa de Natação e pela Associação de Natação do Norte de Portugal, o evento deste ano foi disputado pelas selecções do escalão de júniores de Portugal, Grã-Bretanha, República da Irlanda, Suécia, e ainda pela selecção olímpica portuguesa. Equipas que proporcionaram ao muito público que durante os três dias se deslocou à Piscina do CPN grandes espectáculos de polo aquático.

    Em termos desportivos a festa foi feita pela equipa da Grã-Bretanha, que arrecadou o 1º lugar de um torneio que com o passar dos anos se vem tornando cada vez mais conceituado a nível internacional.

    foto
    Um torneio fantástico, é, em poucas palavras, a forma como podemos descrever o 6º Torneio Internacional Cidade de Ermesinde. Muitos e bons jogos, ambiente fantástico em redor da piscina do CPN, e uma excelente organização, foram algumas das características que marcaram o evento.

    Presentes estiveram algumas das melhores selecções de júniores (e não de séniores como, por lapso, avançámos na última edição do nosso jornal) da Europa, casos da Suécia, Irlanda, Grã--Bretanha, e claro está de Portugal, que trouxeram até Ermesinde os seus melhores atletas.

    A competição deste ano foi desenrolada em formato de campeonato, onde todos jogaram contra todos, sendo que a equipa vencedora foi aquela que somou mais pontos ao longo da prova.

    JOGO

    EMPOLGANTE

    A ABRIR

    foto
    O certame abriu com um empolgante duelo entre as duas selecções de Portugal presentes, a de júniores e a olímpica, tendo a vitória sorrido à primeira pela margem mínima (8-7). Seguiu-se um Grã-Bretanha-Suécia, um encontro sem grande história, onde os britânicos começaram a mostrar a sua grande qualidade técnica aliada a uma mais do que evidente superioridade em termos de preparação física. O resultado deste jogo cifrou-se em 16-7 a favor da equipa britânica, com o destaque individual a ir para o inglês Jack Waller, autor de 4 golos, jogador que no final do torneio iria vencer o prémio de melhor marcador.

    No jogo 3 da prova o muito público presente festejou efusivamente a segunda vitória da selecção de júniores portuguesa, desta feita diante da República da Irlanda, por claros e indiscutíveis 12-3.

    No último encontro do dia a Suécia perdeu por 6-8 com a Selecção Olímpica de Portugal.

    JACK WALLER

    FAZ 11 GOLOS...

    foto
    A 7 de Março disputaram-se mais quatro desafios, sendo que o primeiro deles colocou frente a frente os olímpicos de Portugal e a Grã-Bretanha.

    Quanto ao resultado, esse foi o mais avolumado do torneio, 27-3 a favor dos britânicos, com Jack Waller a fazer nada mais nada menos do que 11 golos!

    O República da Irlanda- -Suécia (12-11), o Irlanda-Selecção Olímpica de Portugal (10-7) e o Grã-Bretanha-Selecção de Júniores de Portugal (16-6) foram os restantes encontros do segundo dia de competição.

    Para o domingo de Páscoa estavam guardados os dois derradeiros encontros do torneio, tendo no primeiro deles a Grã-Bretanha vencido por 19-4 a República da Irlanda, e confirmado não só toda a sua superioridade técnica e física em relação às restantes equipas como também o 1º lugar do torneio.

    A 7ª edição do Torneio Internacional Cidade de Ermesinde encerrou com a única igualdade registada nos 10 jogos realizados, com o Suécia-Selecção de Júniores de Portugal a terminar com o resultado de 9-9.

    DADOS FINAIS

    DA PROVA

    foto
    Face a todos estes resultados a classificação final ficou ordenada da seguinte forma: 1º- Grã-Bretanha (8 pontos), 2º- Selecção de Júniores de Portugal (5 pontos), 3º- Irlanda (4 pontos), 4º- Selecção Olímpica de Portugal (2 pontos), 5º- Suécia (1 pontos).

    O melhor marcador da competição foi, como já referimos, o inglês Jack Waller, com um total de 22 golos, seguido do seu companheiro de equipa Sean King (14 golos), do sueco Kalle Kallos (12 golos), do irlandês Eoin Bridgeman (10 golos), do português Carlos Machado (9 golos), dos britânicos William Middleton e James Wannop (respectivamente com 9 e 7 golos), do lusitano Pedro Sousa (7 golos) e dos ingleses Thomas Kelly e Alastair Campbell (com 7 e 6 golos respectivamente).

    Jack Waller foi também considerado o melhor jogador da prova, enquanto Ricardo Gonçalves foi eleito o melhor guarda-redes.

    Após o último jogo do torneio decorreu a cerimónia da entrega de prémios às equipas participantes.

    foto
    Na entrega das taças e prémios individuais estiveram o presidente do CPN, Raul Santos, um elemento da seccção de polo aquático do clube ermesindense, de seu nome Rui Machado, e ainda os representantes da Federação Portuguesa de Natação, mais precisamente o vice-presidente daquele organismo Paulo Ramos, e o presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, Aníbal Pires.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].