Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2007

    SECÇÃO: Desporto


    Desporto escolar em ambiente festivo

    Adesão maciça, muita alegria e grande diversidade de ofertas desportivas, marcaram o conjunto de actividades que o Grupo de Educação Física, o Clube de Desporto Escolar e a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Ermesinde (ESE) proporcionaram aos alunos desta escola, na fase final do 2º período lectivo.

    Organizado pelos núcleos de Estágio de Educação Física, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o Megasprinter Escolar foi realizado no dia 8 de Março, e contou com a presença de cerca de 400 alunos, tendo como vencedores Pedro Varela e Joana Lima, no escalão de infantis B (nascidos em 1994), Júlio Santos e Sílvia Florido, na categoria iniciados (1992/93), Filipe Mendes e Joana Santos, em juvenis (1990/91), Micarel Teixeira e Joana Leite, em júniores (87/88/89). Já no dia 23 de Março, o Torneio de Ténis de Mesa, reuniu cerca de 70 alunos, sendo vencedores António Moreira (8ºH) e Ana Sofia (7º C), do 3º ciclo. No ensino secundário, os vencedores foram José Pinto (10º C), e Ana Couto (10º I).

    Fotos CASSIANO SEIXAS/MIGUEL RIBEIRO
    Fotos CASSIANO SEIXAS/MIGUEL RIBEIRO
    Ainda no mesmo dia houve uma acção de divulgação de basquetebol coordenada pelos mesmos organizadores e com a colaboração do professor Miguel Ribeiro. Para além da participação de cerca de meia centena de alunos, estiveram presentes nesta acção 15 jogadores profissionais de Portugal, Cabo-Verde e República Checa que representam o Grupo Desportivo André Soares (Braga), Vitória de Guimarães, Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra e Maia Basket. Esteve igualmente representada a equipa da FADE-UP.

    De salientar que alguns destes jogadores têm representações internacionais na modalidade.

    Para além de vários jogos, foi disputado um torneio de lançamentos triplos, e uma demonstração de “afundanços”.

    Quanto ao torneio de futebol, realizado na mesma data, chegou a esgotar as inscrições, logo no dia de abertura. Sob a supervisão das professoras Idalina Carvalho, Rita Ramos e Helena Viegas, e ainda com a colaboração da Associação de Estudantes, quer na organização quer na arbitragem, o evento contou com a participação de 160 alunos. A equipa vencedora foi constituída por Filipe Espincho (10ºH), Jorge Castro (11ºG), André Sousa (10ºH), Bruno Moscoso (12ºA), Hassan Rahin (12ºH), Ruben Teixeira (9ºE), Diogo Costa (10ºH) e Ruben Rolão (12ºL).

    foto
    Sublinha-se, uma vez mais, a excelente correcção desportiva com que todos os jogos e actividades se cumpriram, apesar do grande espírito de competitividade com que se disputaram.

    REPRESENTAÇÕES

    DA ESE

    No dia 23 de Março, após ter vencido no StreetBasket, a Fase Escola e a Fase Local, a equipa de basquetebol feminina de iniciados da ESE, constituída por Filipa Machado, Carina Fernandes, Catarina Fonseca e Daniela Alves, foi apurada para representar a escola na Fase Regional, realizada no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira. No dia seguinte, no Megasprinter Distrital (provas de velocidade - 40 metros), realizado no Estádio Vieira de Carvalho, na Maia, a ESE fez-se representar pelos alunos Joana Lima, Pedro Varela, Sílvia Flórido, Ana Almeida, Henrique Sousa, Joana Santos, Armando Rodrigues e César Pinto.

    O destaque vai para este último que, ao classificar-se no 1º lugar, ficou apurado para o Campeonato Nacional da modalidade, a realizar dias 4 e 5 de Maio, em Vendas Novas.

    foto
    De sublinhar, igualmente, a aluna Sílvia Flórido pelo seu apuramento para o Corta-Mato Nacional, realizado no passado dia 10 de Março, em Santa Maria da Feira.

    Por: Carla Celeste Sousa*

    * Coordenadora do Desporto Escolar da ESE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].