Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2007

    SECÇÃO: Cultura


    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    Ágorarte aprovou Relatório e Contas do ano 2006

    A Ágorarte - Associação Cultural e Artística viu aprovado, por unanimidade, o Relatório e Contas e o Parecer do Concelho Fiscal do exercício de 2006, apresentados aos sócios em reunião da Assembleia-geral, que decorreu na sede social do CPN - Clube de Propaganda e Natação, a qual foi presidida por António de Almeida Santos.

    Carlos José Faria, presidente da Direcção, regozijou-se com o facto de o Plano de Actividades proposto aos sócios em finais de 2005 ter sido praticamente cumprido em toda a sua extensão, referindo, em linhas gerais, todo o conjunto de iniciativas desenvolvidas ao longo do ano.

    Depois de destacar com particular ênfase o êxito alcançado pelo espectáculo organizado no Fórum de Ermesinde a favor da AMI – Assistência Médica Internacional, mais tarde repetido em Vila do Conde, Carlos Faria também não deixou passar em claro a primeira edição das Conferências de Ermesinde, na qual foi abordado o percurso literário de Eça de Queiroz numa comunicação proferida pela professora Maria do Carmo Castelo Branco Sequeira.

    Embora exercida com particular incidência em Ermesinde, a intervenção cultural da Ágorarte, ultrapassou os limites da freguesia, como explicou Carlos Faria, ao apontar como exemplo a adesão ao projecto “Os escritores visitam a Biblioteca”, promovido pela Biblioteca Municipal de Valongo e particularmente destinado aos alunos das escolas do concelho.

    Foram ainda destacadas outras iniciativas, entre as quais os passeios pedestres de conteúdo histórico que têm sido orientados por Jacinto Soares, os roteiros culturais e ainda as várias projecções cinematográficas integradas no projecto “Cinema às Quintas”.

    Carlos Faria lembrou ainda a participação activa da Ágorarte nas duas últimas Feiras do Livro de Valongo que se revestiu de grande importância para a associação por ter permitido a divulgação das suas actividades, terminando a sua intervenção com uma alusão à necessidade urgente de instalar a sede num espaço com condições para desenvolver a sua actividade.

    Os “Encontros de Poesia de Ermesinde” que estão na génese da fundação da Ágorarte foram ainda referidos como parte importante das acções promovidas pela secção “Oficina de Letras” que têm contribuído para um melhor conhecimento dos poetas de Língua Portuguesa e estimulado a leitura das suas obras.

    Iniciativa muito provavelmente inédita em Ermesinde, e na qual a Direcção da Ágorarte se empenhou fortemente, como sublinhou Caros Faria, foi a Festa das Colectividades que congregou várias associações culturais, desportivas e recreativas num conjunto de actividades associadas às respectivas áreas de intervenção.

    A assembleia encerrou com o presidente a propor um voto de agradecimento ao Clube de Propaganda e Natação e ao seu líder Raul Santos pela cedências das instalações da colectividade, para ali se realizar a reunião.

    Por: Álvaro Mendonça

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].