Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2006

    SECÇÃO: Cultura


    Uma vez mais a AACE brindou Ermesinde com uma bonita festa de Natal

    Fotos RUI LAIGINHA
    Fotos RUI LAIGINHA
    Como habitualmente acontece todos os anos por esta altura a Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) levou a cabo mais uma edição da sua já tradicional Festa de Natal, a qual teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde no passado dia 9 de Dezembro. Um evento que mais uma vez foi coroado de enorme sucesso, não só pelas brilhantes actuações das diversas valências da associação como também pela adesão do público que lotou por completo o recinto. Aliás, devem ter sido poucas as vezes em que o Fórum Cultural de Ermesinde teve casa completamente cheia como aquela registada na noite do passado dia 9, um sinal mais do que evidente do notável crescimento – a diversos níveis – que a AACE vem tendo ao longo dos últimos tempos.

    Entre a assistência é de destacar a presença de algumas personalidades da freguesia, e não só, entre as quais o cónego João Peixoto, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde Artur Pais, o presidente da Assembleia de Freguesia Antonino Leite, o vereador da Câmara de Valongo Mário Duarte, Casimiro Sousa que esteve em representação do Centro Social de Ermesinde, o presidente do CPN Raul Santos, e Fernanda Lage, directora do nosso jornal e amiga de longa data da AACE

    Personalidades estas que juntamente com o restante público assistiram a mais um grande espectáculo com a assinatura desta associação, o qual teve início com a muito aplaudida actuação do Coral Juvenil, que sob a orientação da maestrina Lígia de Castro e do organista Jorge Almeida interpretaram temas de âmbito natalício como "Noite de Paz", "Jingle Bells", ou "Swinkling Christmas".

    Seguidamente entrou em palco o Órfeão Sénior da AACE - sob a batuta do maestro Sérgio Nery –, que (en)cantou temas da autoria de Schubert ("Heilig" e "Ave Maria"), de Mendelssohn ("Cantam os Anjos Harmonias"), de Haendel ("Canticorum") e de JF Wade ("Adeste Fidelis"). Uma actuação simplesmente soberba, como é aliás habito deste grupo.

    CASCA DE NÓS

    foto
    Não menos soberba foi a actuação do Grupo Casca de Nós, a valência de teatro da AACE, que levou à cena a peça "O Auto dos Físicos" da autoria de Gil Vicente, um espectáculo de "rir e de chorar por mais" conforme foi notório pela reacção do público.

    Após um breve intervalo subiu ao palco a secção de fados da AACE, que nesta noite apresentou algumas novidades na sua composição, tanto na parte instrumental como na parte vocal, sendo que na primeira é de realçar a estreia de Manuel Rocha (guitarra) e de Fernando Santos (viola), enquanto que na voz estrearam-se Manuel Lopes, que interpretou os temas "São Quatro Palavras" e "Naquela Janela Virada Pró Mar"; e Fátima Franca, que cantou "Povo que Lavas no Rio" e "Saudade, Silêncio e Sombra". E há que dar os parabéns a estes quatro fadistas, pois estiveram muito bem nesta sua estreia.

    A noite findou com a actuação do cada vez mais aplaudido Grupo de Música Tradicional Portuguesa, que brindou os presentes com temas de cariz popular como "A Romã", "Ao Romper da Bela Aurora" ou "Senhor da Pedra". Desta feita o sempre requisitado (pelo público) "O Zé" ficou de fora do alinhamento, tendo sido substituído pelo tema "Noite Feliz", que foi interpretado conjuntamente pelos elementos das cinco valências da AACE, fazendo deste um dos grande momento deste serão. O presidente da associação, Domingos Lima, usaria da palavra para agradecer a todos os presentes no espectáculo e a todos aqueles que têm dado uma ajuda muito importante no crescimento da AACE, uma associação que nas suas palavras não tem parado de crescer, e prova disso é que no próximo ano irá arrancar com uma escola de música, terminando a sua intervenção com os votos de um feliz Natal e um bom ano de 2007 para todos.

    E assim ficou concluída mais uma inesquecível noite protagonizada por esta grandiosa associação da nossa cidade.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].