Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2006

    SECÇÃO: Local


    Pelo 15º ano consecutivo a magia andou à solta pelo concelho

    E um ano mais o concelho de Valongo voltou a ter magia no mês de Setembro. De 28 de Setembro a 1 de Outubro últimos realizou-se mais uma edição do já tradicional festival de magia "Magic Valongo", que este ano comemorou o seu 15º aniversário. O público valonguense teve de novo a oportunidade de assistir a magníficos e inacreditáveis, espectáculos de magia proporcionados por alguns dos melhores ilusionistas do planeta.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Em termos numéricos, o "Magic Valongo" teve inscritos cerca de 195 intérpretes das Artes Mágicas vindos dos mais variados pontos do mundo. Entre os mais sonantes a organização do evento destaca, entre o vasto grupo de convidados de excelente categoria, os alemães Jung, Jung und der Roemer, que no último Campeonato do Mundo de Magia, realizado este ano na Suécia, receberam inúmeros aplausos dos críticos desta arte.

    Pela nossa parte não podíamos deixar de destacar o grandioso espectáculo produzido pela dupla composta por David Dawson e Erik Parker, que na Grande Gala Internacional, realizada no Fórum Cultural de Ermesinde, brindou o público presente no recinto com um espectáculo muito para além do imaginável. Uma actuação que nos fez recordar por momentos um dos nomes mais sonantes de todos os tempos da magia mundial, David Copperfield.

    De destacar igualmente a presença do português Hélder Guimarães (na cerimónia de encerramento recebeu uma medalha de assiduidade, pelo facto de ser uma das presenças habituais no evento) que recentemente se sagrou campeão mundial de cartomagia.

    foto
    Grande novidade neste "Magic Valongo" 2006 foi o facto de simultaneamente decorrerem dois espectáculos em duas cidades diferentes, ou seja, no dia 30 de Setembro realizaram-se duas grandes galas internacionais ao mesmo tempo, uma em Ermesinde e outra em Valongo. Dois shows que, para grande alívio da organização, tiveram lotação esgotada, isto porque "estávamos com um certo receio de fazer dois espectáculos ao mesmo tempo em duas salas diferentes. Tínhamos medo de ter uma das salas vazias. Mas felizmente tal não aconteceu, pois os recintos estiveram a abarrotar. Aliás, todos os espectáculos deste 15º "Magic Valongo" tiveram casa cheia, superando desta forma todas as nossas expectativas, uma prova da enorme relevância do festival no plano nacional", assegurou à A Voz de Ermesinde António Cardinal, membro da Comissão Organizadora do evento. Paralelamente às galas, decorreram no Fórum Vallis Longus a já habitual Feira Mágica, que contou com a presença de stands provenientes de Espanha, Itália, Brasil, França e, obviamente, de Portugal, e ainda um ciclo de conferências promovidas por ilustres convidados do mundo da magia, nomeadamente Boris Wild, Xavier Tapias, Andrély, entre outros.

    No derradeiro dia do certame realizou-se – também no Fórum Vallis Longus – a cerimónia de encerramento e a entrega de prémios, sendo de referir neste último capítulo que na categoria de Close-Up foi apenas atribuído o 1º prémio (de 500 euros), cujo vencedor foi o espanhol Rubi Alves; enquanto que na categoria de Magia de Palco a organização somente atribuiu o 2º prémio (de 450 euros), ao também espanhol Hector.

    E assim podemos resumir aquilo o que foi a edição de 2006 do "Magic Valongo", um festival que há 15 anos, de forma interrupta, faz com que no mês de Setembro o concelho de “Valongo tenha sempre mais magia".

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].