Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2006

    SECÇÃO: Arte Nona


    17ª edição do Festival de BD da Amadora

    foto
    Arranca no próximo dia 20 de Outubro a 17ª edição do mais importante salão de Banda Desenhada realizado em Portugal, o FIBDA (Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora).

    O Festival encerra as suas portas no dia 5 de Novembro e terá lugar por vários espaços da cidade, ficando o seu núcleo central localizado no Fórum Luís de Camões, na Brandoa (o que é uma novidade).

    Outros espaços pelos quais se espraiam as várias mostras do Salão da Amadora, para além do já referido Fórum, são a Galeria Municipal Artur Bual, a Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora, a Estação de Metro Amadora-Este e o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI).

    A inauguração terá lugar com uma recepção na Galeria Municipal Artur Bual, às 18 horas de sexta--feira, dia 20 de Outubro, seguindo-se a inauguração das várias exposições, consecutivamente no dia 21, às 17h00 na Casa Roque Gameiro, às 18h30 nos Recreios da Amadora e às 19h30 no CNBDI.

    A cerimónia da entrega de prémios – dos concursos de Ilustração, BD e Cartoon e Prémios Nacionais de Banda Desenhada – terá lugar no dia 28 de Outubro, pelas 18h30, no Auditório dos Recreios da Amadora.

    O Salão contará também com várias actividades de animação, como espectáculos musicais de La Vie en Rose, Tucanas, Anónima Nuvolari e Tora Tora Big Band –, oficinas de cinema de animação e de cores, hora do conto e outras formas de animação diferenciadas por idades. Serão ainda exibidos no auditório do festival filmes de animação.

    AS MOSTRAS DE BD

    O tema central desta edição será “17 Graus Periféricos e o Resto do Mundo”, tendo este certame como uma das suas principais atracções mostras de Banda Desenhada da América Latina, África “Negra”, Mundo Árabe e Leste Europeu.

    No Fórum Luís de Camões serão apresentados trabalhos de cerca de 200 autores oriundos de 40 países. No Piso 0 estarão as mostras “17 Autores Portugueses Contemporâneos”, “Filipe Abranches – Prémio Nacional de BD 2005 Melhor Desenho de Autor Português”, “Decálogo” (argumento de Frank Giroud, vários desenhadores), e “Os Lusíadas” (José Ruy e Lailson). No Piso 1, “Sala Mundo BD... e o Resto do Mundo”, estarão obras de autores vindos dos quatro cantos do mundo (América Latina, África “Negra”, Mundo Árabe, Leste Europeu, e ainda vários autores europeus ou radicados na Europa, “Nouvelle Manga” e “BDVoyeur” (exposição interdita a menores de 18 anos).

    Na Galeria Municipal Artur Bual estarão esculturas de João Limpinho, na Casa Roque Gameiro, Artur Correia e António Gomes de Almeida – Prémio Nacional de BD 2005 Melhor Álbum Português, e Gémeo Luís – Prémio Nacional de Ilustração.

    Nos Recreios da Amadora, Zé dos Alicates, Jan Jagodic e 15º Concurso de Cartoon.

    No CNBDI, “O Mosquito”, uma máquina de histórias”.

    E finalmente, na Estação de Metro Amadora--Este, os 1os Prémios dos 16 Concursos de BD e dos 14 Concursos de Cartoon.

    PRÉMIOS

    E NOMEAÇÕES

    O júri atribuiu o 1º Prémio do 15º Concurso de Cartoon a Fernando Madeira (“Caos V”), o 1º Prémio do 17º Concurso de BD no Escalão A (17-30 anos) a Luís Pereira (“Luís A. Pereira”), e o 1º Prémio do Escalão B (12-16 anos) a Maria Ioque Veiga (“Monsieur Butterfly”).

    Foi atribuído um troféu a António Cardoso Lopes Júnior, o Tiotónio, autor e director dos jornais infantis “Pim-Pam-Pum”, “Cócórócó”, “O Bebé”, “Tic-Tac” e “O Mosquito”.

    Quanto aos Prémios Nacionais de BD estão nomeados – Melhor Álbum Português: “História de Faro em BD” (José Garcês), “Morgana e o Poço Misterioso” (José Abrantes), “O Leitão Azul” (Pedro Leitão), “Salazar, agora na hora da sua morte” (Miguel Rocha e João Paulo Cotrim), “Super--Heróis da História de Portugal vol. II” (António Gomes de Almeida e Artur Correia); Melhor Argumento para Álbum Português: António Gomes de Almeida (“Super-Heróis da História de Portugal vol. II”), João Paulo Cotrim (“Salazar, agora na hora da sua morte”) e José Abrantes (“Morgana e o Poço Misterioso”); Melhor Desenho para Álbum Português: Artur Correia (“Super-Heróis da História de Portugal vol. II”), Catherine Labey (“Contos para a Infância de Hans Christian Andersen”), José Abrantes (“Morgana e o Poço Misterioso”), José Garcês (“História de Faro em BD” e Miguel Rocha (“Salazar, agora na hora a sua morte”); Melhor Álbum de Autor Estrangeiro: “A Conspiração, a História Secreta dos Protocolos de Sião” (Will Eisner), “Blacksad, A Alma Vermelha” (Juan Diaz Canales e Juanjo Garnido), “Bórgia, Tomo I: Sangue para o Papa” (Milo Manara e Jodorowsky), “Cidade de Vidro” (Paul Auster, Paul Karasik e David Mazzuchelli), “O Senhor Texugo e a Senhora Raposa I: O Encontro” (Brigitte Luciani e Eve Tharlet); Melhor Álbum de Tiras Humorísticas: “Cão, Cão, Queijo, Queijo” (Paul Gilligan), “Drabble, Polícias, Patos e Cabeças-De-Alho-Chocho”, “Fossa Nova” (Jerry Scott e Jim Borgman), “O Amor é um Inferno” (Matt Groening) e “Vai uma Batucada, Rapazes?” (Bill Amend); Melhor Livro de Ilustração Infantil: “A Máquina Infernal” (Alain Corbel), “O Cordão Dourado, a Machadinha e a Menina Tonta” (Bela Silva), “A Viagem do Espanholito” (Eunice Rosado), “A Saquinha da Flor” (Gémeo Luís), “A Girafa que Comia Estrelas” (Henrique Cayatte), “Os Olhos do Coração” (José Guedes), “A Família dos Macacos” (Luís Henriques); Clássicos da 9ª Arte: “A Volta à Gália de Astérix” (René Goscinny e Albert Uderzo), “As Viagens de Porto Bomvento vol. 1 e 2” (José Ruy), “História de O” (Guido Crepax), “Lucky Luke” (Morris) “Uma Cenoura para Iznogoud” (Goscinny e Tabary); Fanzine: “All-Girlzine” 1, “Arquivo” 20, “Efeméride” #1, “O Menino Triste – Os Livros” e “Sketchbook” – BD Magazine.

     

    Outras Notícias

    · Porto Bom

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].