Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2006

    SECÇÃO: Local


    Casos do dia-a-dia

    SENHORA COLHIDA MORTALMENTE NO APEADEIRO DO SUSÃO

    No passado dia 12 de Setembro um indivíduo do sexo feminino, de 58 anos de idade, foi colhido mortalmente por um comboio no apeadeiro do Susão, em Valongo. O acidente ocorreu por volta das 16h00, quando a vítima, que caminhava pela plataforma ao longo da via férrea, se desequilibrou devido à elevada velocidade da composição. A vítima, segundo informação divulgada pela CP de Campanhã, com o desequilíbrio, terá caído à linha, sendo então trucidada pelo comboio. O corpo foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Valongo para o Instituto de Medicina Legal do Porto.

    JOVENS DETIDOS POR AUTORIA DE FURTO

    Dois jovens suspeitos de vários furtos de veículos e roubos a pessoas, com sequestro das vítimas, nos concelhos de Gondomar e Valongo foram detidos pela PSP. Os indivíduos, ambos de 20 anos, terão também protagonizado uma fuga com abalroamento de uma das viaturas policiais e tentativa de atropelamento de um dos agentes, noticiou o JN na edição de domingo.

    Os jovens foram interceptados na madrugada de sexta-feira para sábado, quando pelas 05h00, ao tentar furtar dois motociclos de uma garagem colectiva, na Travessa das Cruzes, em Rio Tinto, um agente da PSP, que se encontrava de férias, se apercebeu dos movimentos suspeitos e conseguiu interceptar dois deles, depois de efectuar disparos para o ar. Um terceiro elemento conseguiu encetar a fuga e estava a ser procurado.

    Na sequência da detenção, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP prosseguiu com as diligências e foi possível apurar que os mesmos terão sido os ocupantes do automóvel que, na madrugada anterior, tinha escapado a dois carros-patrulha, de Valbom e Gondomar, que seguiam no seu encalço. A viatura - um Fiat Uno foi depois abandonada e incendiada, em Azevedo de Campanhã, nas proximidades do Bairro do Lagarteiro, no Porto. Momentos antes da fuga, o trio teria perpetrado um furto no interior de um veículo.

    Na madrugada de sexta-feira para sábado, os jovens terão “trocado” de carro e partiram para uma nova investida, na garagem referida de Rio Tinto. Os jovens estão indiciados por vários furtos de e no interior de carros e roubos violentos, em que as vítimas chegaram a ser levadas nos veículos, sob sequestro, a caixas multibanco. Gondomar, Valbom, Rio Tinto, Ermesinde e Valongo foram algumas das localidades em que actuaram. A PSP apreendeu, além das duas motorizadas em que iam, o automóvel em que se faziam transportar, dois telemóveis e uma navalha.

    ATINGIDAS POR TIROS DE RICOCHETE

    Dois indivíduos do sexo feminino foram atingidos por fragmentos de bala resultantes de disparos de intimidação feitos por um militar da GNR que perseguia um homem armado, no passado dia 4 de Setembro, em Alfena (Valongo). Segundo fonte daquela força policial, tudo aconteceu devido ao efeito de ricochete da munição.

    A GNR esclareceu ainda que o fugitivo, que acabaria por ser detido, tinha anteriormente ameaçado, de pistola em punho, várias pessoas, inclusive familiares, e um dos militares que o abordou.

    As duas vítimas, Maria Arminda Caseira, de 36 anos, e Emília Teixeira, de 71, estavam a fazer a habitual caminhada após o jantar, quando se viram apanhadas no meio da “caça ao homem”, na Rua de S. Vicente. Com elas seguiam uma terceira mulher e quatro crianças, com idades entre os 6 e os 11 anos, que terão ficado aterrorizadas perante a situação.

    O indivíduo detido, de 33 anos, e que segundo a GNR já tinha antecedentes violentos, tentou livrar-se de uma pistola no acto da fuga, lançando-a para um silvado, mas acabou por ser interceptado pouco depois.

    As vítimas foram assistidas no local pelo INEM e transportadas ao Hospital de S. João, no Porto.

    ROUBADA ATRAVÉS DO MÉTEDO DO ESTICÃO

    No dia 04-09-06, pelas 19h30, na Rua da Campaínha - Gondomar, um indivíduo do sexo feminino de 40 anos de idade, e residente em Gondomar, foi vítima de um roubo.

    De acordo com o denunciado aos elementos policiais pertencentes ao efectivo da Esquadra de Rio Tinto que se deslocaram ao local, a vítima caminhava na referida artéria, quando um indivíduo do sexo masculino, fazendo-se transportar num motociclo, através do método de esticão, lhe subtraiu uma carteira que transportava na mão, contendo no seu interior um telemóvel, diversos documentos de identificação pessoal e a quantia de 205 euros, colocando-se de imediato em fuga.

    O citado indivíduo, momentos antes na mesma rua, através do método de esticão, havia tentado subtrair a carteira de uma senhora de 50 anos de idade e residente em Gondomar, não o conseguindo porque a mesma sofreu uma queda, em resultado da qual teve necessidade de se deslocar ao Hospital de S. João - Porto, onde recebeu tratamento aos ferimentos sofridos.

    ACÇÃO POLICIAL NA ÁREA METROPOLITANA

    O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano da PSP do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, levou a cabo várias operações policiais, que culminaram em 14-09-06, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, crime de roubo e furtos, visando interceptar os autores das referidas práticas ilícitas.

    Na sequência da acção e no âmbito do combate ao crime de furto no interior de residências, foram interceptados, na Rua da Arroteia, S. Mamade de Infesta, dois indivíduos do sexo masculino, de 31 e 33 anos de idade, desempregados e residentes nesta cidade.

    Os acima identificados são suspeitos de se dedicarem à pratica reiterada de ilícitos criminais, nomeadamente furtos no interior de residências, nas áreas de Matosinhos, S. Mamede Infesta, Maia, encontrando-se referenciados em cinco situações. Foram-lhes apreendidos os seguintes artigos: diversos documentos pessoais em nome de outrém e duas carteiras.

    Os detidos foram presentes junto do Tribunal da Comarca da Maia.

    No decorrer das diligências foi ainda interceptado, na Rua do Luanda - Ermesinde, um indivíduo do sexo masculino, menor de 15 anos de idade, residente em Ermesinde suspeito de estar envolvido em três situações de roubo a pessoas, o qual foi entregue a um familiar.

    Foram realizadas buscas domiciliárias, sendo realizadas nesta cidade de Ermesinde, respectivamente e efectuados três reconhecimentos pessoais:

    Foram ainda apreendidos os seguintes artigos: 1 motociclo, marca Yamaha, furtada no pretérito dia 08-09-06; 1 motociclo de marca Kawasaki; 1 blusão; 2 capacetes; 1 comando remoto; 1 par de sapatilhas e 1 boné; 1 painel de auto-rádio; 1 Kit de banda larga de rede móvel e um anel de metal amarelo.

    O detido foi presente Junto do Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].