Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2006

    SECÇÃO: Local


    Núcleo de Ermesinde do Instituto do Bom Pastor comemorou 50 anos de vida

    Foi a 28 de Julho último que o Núcleo de Ermesinde do Instituto do Bom Pastor (NEIBP) assinalou cinquenta anos de existência. O ponto alto das comemorações, por assim dizer, decorreu na casa de espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde, uma bonita festa que contou com muitos amigos e colaboradores da nobre instituição - bem como outras ilustres e conhecidas personalidades da sociedade ermesindense - que há meio século desenvolve um trabalho notável no apoio a crianças e jovens em risco, ou com desvios comportamentais e/ou familiar e socialmente desajustados, provenientes na sua grande maioria de famílias desestruturadas e marginalizadas.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    No âmbito das comemorações destes 50 anos de vida a instituição promoveu um seminário subordinado ao tema "Os Carismas das Congregações vividos pelos leigos", e que teve como conferencista o padre Agostinho Leal. Ainda antes do conceituado teólogo usar da palavra o público pôde desfrutar de um belíssimo concerto musical protagonizado pelo Orfeão da Associação Social Estrelas de Silveirinhos, oriundos de S. Pedro da Cova, e que sob a batuta do maestro Alberto dos Santos Vieira interpretou temas da autoria de Roseira Dias, Josquin des Prez, ou de Siegfried Singer.

    Seguiu-se então a palestra do padre Agostinho Leal que apresentou um estudo da sua autoria abordando precisamente o tema desta conferência. Entre outros ensinamentos ministrados por este teólogo ficou a saber-se que o carisma é algo universal e não propriedade única e exclusiva de um ser humano, como é na maior parte das vezes interpretado. «O carisma diz respeito à pessoa, mas tem como destinatário toda a comunidade. Os carismas não são propriedade de ninguém, são dados por Deus, e quando assim é o seu destino é para todos. É por isso preciso ter cuidado quando alguém numa congregação se exibe como sendo carismático. Carisma é uma força que vem de Deus para a natureza humana, por isso que ninguém se arme em carismático», explicou.

    À longa, mas deveras interessante, palestra do padre Agostinho Leal seguiu-se a intervenção da Irmã Maria de Jesus Diogo, que deu a conhecer, ou relembrou para muitos, a Santa Maria Eufrásia Pelletier, a fundadora da Congregação do Bom Pastor, relatando alguns dos factos que marcaram a vida desta mulher que nasceu em 1796 e que morreu em 1868, tendo sido canonizada em 1940.

    foto
    Ao palco foi ainda chamado Israel Padinha, o presidente da União dos Amigos do Bom Pastor, que no seu discurso viria a revelar uma pequena surpresa para o NEIBP, mais precisamente o projecto da criação de uma casa de apoio à 3ª idade a ser instalada na Quinta do Cruzeiro (o local onde funciona a instituição). Depois desta boa nova o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Artur Pais, brindou o NEIBP com uma medalha comemorativa destes 50 anos de vida da instituição.

    A noite terminou com a intervenção do padre de Ermesinde, João Peixoto, que numa alusão à palestra do padre Agostinho Leal relativamente à questão do carisma, deixou bem claro que se sente um priveligiado por ser o pároco de uma comunidade tão rica em carismas.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].