Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2006

    SECÇÃO: Cultura


    Paulo Vilas Boas – exposição antológica

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Esteve patente no Fórum Cultural de Ermesinde, desde 27 de Maio e até ao passado dia 23 de Julho, uma “Exposição Antológica de Pintura”, consagrada a Paulo Vilas Boas.

    Nascido em Alvelos, Barcelos, em 1940, o pintor tem uma vasta obra que abarca uma carreira de cerca de 30 anos, tendo estado já representado na exposição patente no Museu Soares dos Reis e na Sociedade Nacional de Belas Artes que, em 1975, fez o “Levantamento da Arte do Século XX”.

    foto
    A selecção de obras do autor que esteve patente na Galeria Museológica do Fórum Cultural de Ermesinde e que contempla obras do último quartel do século XX, bem como outras bem mais recentes, já concebidas nos tempos da mais próxima actualidade, permite dar uma ideia aproximada do leitmotiv e da força de Paulo Vilas Boas.

    Pintura tranquila, naquilo que a modernidade pode permitir, que se move por terrenos de luz difusa, ora figurativa ora abstracta, nela «não há pirueta que disfarce» a verdade – como lhe reconheceu Júlio Resende, que assim se referiu ao trabalho de Paulo Vilas Boas: «(...) Essa capacidade é bastante evidente naquelas obras que partindo de uma temática paisagística e artesanal, atingem, sem qualquer cedência, o verdadeiro objectivo de uma obra pictórica. A multiplicidade de diálogos, tanto cromáticos como rítmicos, todos ocorrem aqui no plano do espaço pictórico.

    Creio constituir nesta sua descoberta uma parte da “verdade” de Paulo Vilas Boas (..)».

    APRESENTAÇÃO

    DO ARTISTA

    foto

    Iniciou estudos na Escola Industrial Infante D. Henrique, no curso técnico de têxtil, em 1957. Em 1973 trabalhou com Dórdio Gomes, e dois anos depois participou na exposição “Levantamento da Arte do Século XX”, que esteve patente na SNBA e no Museu Soares dos Reis.

    Em 1978 fixa residência em Paris, onde frequenta ateliers livres de Pintura e Escultura. No início dos anos 80 executou cenários para revistas, a convite de Vasco Morgado. Está representado em muitas colecções públicas e privadas.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].