Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2006

    SECÇÃO: Desporto


    Versão 2006/07 do Ermesinde SC deu-se a conhecer oficialmente

    Foi na manhã do passado dia 22 de Julho que o plantel do Ermesinde com vista à temporada 2006/07 subiu pela primeira vez ao relvado dos Sonhos. Um grupo remodelado – 18 caras novas – e bastante jovem, cujo principal objectivo passa por repetir a excelente época realizada pelo clube no ano transacto.

    Fotos RUI LAIGINHA
    Fotos RUI LAIGINHA
    Não eram mais de uma dezena os associados e simpatizantes do Ermesinde que se encontravam nas bancadas dos Sonhos com o intuito de assistir à apresentação oficial simbólica do novo plantel do clube para a temporada que se avizinha. Depois de uma breve palestra de boas vindas, dada nos balneários – em privado – pelo presidente da Comissão Administrativa (CA) José Araújo, os novos e os antigos craques verde-e-brancos subiram ao relvado para efectuarem então o primeiro contacto não só com o público mas também com a comunicação social. Uma oportunidade para “A Voz de Ermesinde” – o único órgão de comunicação presente nesta apresentação – conhecer de perto alguns dos novos jogadores do clube, bem como os objectivos do mesmo para a época que se aproxima a passos largos.

    De um modo geral, o objectivo central traçado pelo novo grupo de trabalho verde-e-branco vai no sentido da manutenção, com o intuito de fazer uma temporada semelhante àquela realizada em 2005/06.

    Como já antes salientámos, a versão 2006/07 do Ermesinde apresenta muitos rostos novos – da época passada apenas transitam para este plantel oito jogadores –, 18 na sua totalidade (incluindo os quatro jogadores júniores promovidos ao plantel sénior). Uma das principais novidades no grupo de trabalho é a do treinador Carlos Nogueira, um homem de 48 anos, que passou grande parte da sua carreira ao serviço das camadas jovens do Paços de Ferreira e que na temporada passada orientava o Aliados de Lordelo, precisamente o clube para onde se transferiu o anterior técnico do Ermesinde José Augusto. Dar o máximo em todos os jogos e trabalhar sempre o melhor possível é a grande meta traçada pelo novo “timoneiro da nau” ermesindista para a época que se avizinha. «O orçamento não dá para altos voos, mas com trabalho e confiança em nós próprios penso que vamos realizar um bom campeonato. Aliás, foi isto o que os dirigentes do clube nos pediram, que trabalhássemos bem para atingirmos a manutenção. É claro que depois do grande campeonato que o Ermesinde fez no ano passado, onde se classificou no 4º lugar, os sócios se calhar querem um pouco mais este ano. O que eu digo é que tendo confiança em nós próprios se calhar até podemos sonhar com a subida. Eu só conheço metade do plantel, pois só agora aqui cheguei mas, pelo que me disseram, este grupo, apesar de ser muito jovem, tem muita qualidade, por isso quem sabe se poderemos lutar pela subida! No entanto, e volto a repetir, o objectivo é fazer um bom trabalho e garantir a manutenção, o resto logo se vê», frisou Carlos Nogueira.

    DOIS REGRESSOS AOS SONHOS ENTRE AS CARAS NOVAS

    foto
    Entre as aquisições para a nova temporada há a destacar o regresso de dois velhos conhecidos da massa associativa ermesindista, nomeadamente Machado (ex- -Aliados de Lordelo) e Emídio (ex- Castêlo da Maia). Para este último atleta, que depois da sua primeira experiência com a camisola verde-e-branca (já lá vão oito anos) passou por clubes como o Leça, Lousada, Nogueirense, ou Aliados de Lordelo, foi o coração que falou mais alto na hora de aceitar o convite da CA ermesindista para regressar aos Sonhos. Na “carteira” traz o grande objectivo de fazer uma grande época, tanto em termos individuais como colectivos, fazer o melhor possível no campeonato, pois «o Ermesinde e a sua massa associativa merecem tudo de bom».

    Outro regresso muito saudado pela “família” verde-e-branca foi o de Machado. Depois de cinco anos de ausência, o jogador regressa aos Sonhos para acabar a sua carreira – conta já com 35 anos –, num clube do qual guarda excelentes recordações. «Regressei porque as pessoas que dirigem o clube me perguntaram se eu queria acabar aqui a minha carreira, o que eu aceitei de imediato. Foi uma casa que me marcou muito, e o facto de voltar a poder ser útil ao Ermesinde ajudou e muito na minha decisão de vir para aqui. Julgo que com a minha experiência adquirida ao longo destes anos no futebol poderei vir a ajudar este jovem grupo de trabalho, que agora dá os primeiros passos, de modo a que possamos fazer uma boa temporada».

    À TERCEIRA FOI DE VEZ

    foto
    Quem irá vestir pela primeira vez as cores do Ermesinde é o defesa-central Germano, jogador que na época passada jogava no O Elvas. Apesar desta passagem pelo Alentejo, o atleta formado nos escalões do FC Porto tem residência na freguesia de Ermesinde há já 15 anos, pelo que este ingresso no clube da “sua” cidade é um enorme prazer. Um ingresso que esteve já para acontecer por duas ocasiões em temporadas anteriores, sem nunca se ter concretizado, por “este” ou por “aquele” motivo como referiu o experiente central. «Parece que à terceira foi de vez, sou jogador do Ermesinde, e agora faço votos de que tudo corra bem, tanto para mim como para a equipa. Espero que façamos uma boa época e que cumpramos com os objectivos que a CA nos pediu». Emprestados, por uma temporada, pelo Paços de Ferreira, chegaram Rúben Tristão e Joel, sendo que para este último jovem de 20 anos a meta pessoal é jogar com regularidade, não só para ajudar o Ermesinde a atingir os seus objectivos como também de forma a poder regressar à “Capital do Móvel” no ano seguinte. Quem também se mostrou bastante optimista em relação a este jovem grupo de jogadores foi o presidente da CA José Araújo, que começou por dizer algo que já havíamos escutado da boca das figuras com quem antes tínhamos conversado, ou seja, «o que o Ermesinde pretende, sinceramente, é a manutenção. Com o orçamento que temos, o qual não ultrapassa os 5 000 euros, penso que não podemos exigir muito mais do que isto aos nossos jogadores. Pese embora a experiência nos diga que muitas vezes o factor dinheiro não pesa no futebol, e que até podemos discutir a subida de divisão, o objectivo primário é a manutenção. Temos para isso um grupo jovem e de grande qualidade, e embora nos falte algum entrosamento, pois este plantel é todo ele na sua quase totalidade novo, visto que saíram e entraram muitos jogadores – saíram 15 e entraram 17 –, julgo que vamos fazer um bom campeonato», assegurou Araújo.

    A terminar deixamos a informação de que os trabalhos físicos de preparação para a nova época se iniciaram na passada quinta-feira (27 de Julho) e que o jogo de apresentação aos associados será realizado a 20 de Agosto, pelas 18h00, ante a Oliveirense (clube da Associação de Futebol de Braga).

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].