Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2006

    SECÇÃO: Arte Nona


    70 anos de “O Mosquito”

    foto
    Decorreu no passdo dia 3 de Junho, no Centro Nascional de Banda Desenhada e Imagem, em Lisboa, uma tertúlia comemorativa dos 70 anos de “O Mosquito”.

    A importante publicação portuguesa começou a editar-se em 1936, tendo-se publicado ao longo de 17 anos, com uma periodicidade semanal e tiragens que chegaram aos 60 mil exemplares. Foi distribuída por todo o País e colónias (Angola e Moçambique) e era impressa em oficinas próprias.

    “O Mosquito” contou entre os seus colaboradores com alguns dos nomes mais importantes da Banda Desenhada portuguesa, mas não só.

    Há cerca de uma década, e durante cerca de um ano, “O Mosquito” teve uma pálida ressurreição, sem continuidade.

    A tertúlia agora organizada, que reuniu um importante conjunto de autores, coleccionadores e especialistas de banda desenhada, homenageou, em particular, José Padiña, um dos guionistas mais destacados que serviu “O Mosquito”. Para a sessão foi preparado um trabalho com imagens do conto deste autor “Homens sem Nome”, cuja história foi passada a traço por José Ruy e José Garcês. Padiña terá publicado diversas novelas com desenhos de Eduardo Teixeira Coelho, assinando as histórias com vários psudónimos, como Peter Tenerife, Juan le Guanche, J. Montesdeoca ou Gusmão Pó.

    Segundo J. Machado-Dias, no blog Kuentro, a tertúlia «serviu, igualmente, para assinalar o encerramento da exposição "Em Traços Miúdos – Banda Desenhada Infantil Portuguesa" e como apresentação da próxima mostra do CNBDI: "O Mosquito, uma máquina de histórias", a inaugurar em Outubro e que estará patente ao público no âmbito do Festival Internacional de BD da Amadora.

    Para esta ertúlia, José Manuel Vilela editou uma brochura sobre José Padinha, com texto de Jorge Magalhães, que se encontra à venda na Vilelivros, Calçada do Duque, Lisboa».

    Nota: Estas preciosas informações foram recolhidas do blog Kuentro (de J. Machado-Dias). Informação sobre estes e outros, muitos eventos de Banda Desenhada, poderão encontrar os leitores no n.º 13, já à venda, do “BDJornal”, agora publicado, e que inicia neste número um novo formato, ligeiramente mais pequeno, que inclui vinte páginas a cores, de autores portugueses, mas que passa, a partir de agora, a ser publicado bimestralmente.

    Para melhor informação sobre esta edição do “BDJornal” aceder a http://kuentro.weblog.com.pt/arquivo/233867.html

     

    Outras Notícias

    · XXII Jornadas BD da Sobreda 2006
    · Sonhar

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].