Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2006

    SECÇÃO: Destaque


    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    Festa das colectividades animou Ermesinde

    foto

    foto

    Uma solta de pombos no Parque Urbano Dr. Fernando Melo, assinalou, no último sábado de Maio, o início da primeira edição da "Festa das Colectividades" de Ermesinde, que animou várias zonas da cidade, com múltiplas actividades realizadas durante o dia.

    foto
    A iniciativa partiu da ÁGORArte, que congregou à sua volta diversas associações de cultura, recreio, educação e desporto para, em conjunto, comemorarem em 27 de Maio o "Dia Nacional das Colectividades", por antecipação ao dia 31 de Maio, data oficial dos festejos, que coincidiu com um dia útil e, por consequência, menos apelativo à participação.

    A resposta das colectividades não se fez esperar e a jornada, que foi acompanhada de perto por Artur Pais, presidente da Junta da Freguesia de Ermesinde, ao qual se juntou, mais tarde, Antonino Leite, presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, cumpriu os seus objectivos.

    foto
    Da largada de pombos se encarregou, manhã cedo, a União Columbófila Vencedores de Ermesinde e Lidadores da Maia, que assim se associou à festa.

    E enquanto as aves faziam o voo de retorno aos seus pombais, no relvado do Estádio dos Sonhos, o Ermesinde Sport Clube realizava uma aula destinada aos jovens da escola de futebol "Os Argolinhas".

    Momento marcante, pelo seu simbolismo, neste dia dedicado ao associativismo, foi vivido por alguns membros da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, que em romagem ao mausoléu dos combatentes, no cemitério central, ali depuseram uma coroa de flores em homenagem aos que tombaram na guerra colonial.

    foto
    Muito divertido, o Torneio da Malha organizado pelo Centro de Atletismo de Ermesinde juntou doze equipas de especialistas deste jogo tradicional, no Complexo Desportivo dos Montes da Costa. Também os torneios de mini-basquetebol e mini-andebol promovidos pelo CPN atraíram ao pavilhão gimnodesportivo de Ermesinde algumas dezenas de crianças que frequentam diversas valências do Centro Social de Ermesinde.

    Muito aplaudida, a demonstração de Kick Boxing, marcou pontos no rinque montado na praceta da Quinta Rosa, pelo renovado Clube Desportivo da Palmilheira que, como afirmou o seu presidente, vai apostar não só nesta modalidade e nas três campeãs nacionais, que ali militam, como também no andebol.

    foto
    A animação rondou também as instalações da União Desportiva Cultural e Recreativa da Bela que ali realizou um torneio de bilhar.

    À noite, o sarau musical no qual intervieram o Coro Juvenil e o Grupo de Música Tradicional da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, em parceria com o dueto de guitarra portuguesa e a Oficina das Letras da ÁGORArte, decorreu no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, e encerrou com êxito a Festa das Colectividades. Carlos Faria, presidente da Direcção da ÁGORArte prometeu que "para o ano a "festa terá um novo fôlego, com uma programação mais ambiciosa e alargada à intervenção de um maior número de associações culturais e recreativas".

    foto
    No final do evento, a Junta de Freguesia de Ermesinde, na pessoa do seu presidente, Artur Pais, entregou uma medalha a cada colectividade, tendo sido entregue, também um certificado de participação.

    Por: Álvaro Mendonça

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].