Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2006

    SECÇÃO: Destaque


    Foto RUI LAIGINHA
    Foto RUI LAIGINHA
    ENTRETANTO MTN VALONGO 2006 • 1ª MOSTRA DE TEATRO NACIONAL

    Babine, o parvo que chegou da longínqua Rússia

    No terceiro dia desta Mostra de Teatro Nacional (25 de Maio), foi a vez de “Babine, o Parvo” subir ao palco do Centro Cultural de Campo. Uma peça protagonizada e produzida pelo Teatro Art’ Imagem – do Porto – com base num conto de um dos maiores vultos da literatura mundial, o escritor russo Leon Tolstoi. Visualmente atractivo, este espectáculo remeteu-nos para o mundo de Babine, um homem que percorre a Rússia de “lés a lés”, transportando consigo o sonho de conhecer novos locais e novas gentes. Ambicionava fazer novas amizades, mas nunca encontrava as palavras certas para as situações com que se ia deparando nas suas viagens. Acabava sempre por voltar para casa para os braços de sua mãe, desiludido e triste com as suas atitudes parvas e inocentes.

    Os conselhos dados pela mãe, pela mulher e pela irmã de Babine na tentativa de este proferir as palavras certas perante a situação certa, acabavam sempre por ser dados em vão, já que surgiam só após mais um desagradável episódio protagonizado por este viajante. No fim, Babine chega à conclusão que tem de pensar pela sua cabeça e não pela dos outros, como até então acontecia, que tinha de aprender com os seus próprios erros. Paralelamente ao desenrolar da acção, os espectadores da peça são transportados para a longínqua e cativante Rússia através de uma sequência de imagens em vídeo que nos dão a conhecer paisagens, monumentos e figuras da pátria de Tolstoi. A música, a poesia e os costumes russos são igualmente focados ao longo da peça pelo conjunto de actores. Este é, aliás, um espectáculo apresentando ao público em duas línguas distintas, o português e o russo, já que foram diversas as ocasiões em que os diálogos entre as personagens foram encetados na língua daquele país do leste europeu, sendo esta particularidade uma espécie de homenagem aos cada vez mais imigrantes oriundos desta região que se encontram a viver em Portugal.

    Em suma, visualizar “Babine, o Parvo” foi como fazer uma viagem de uma hora pela bela Rússia, onde nos foi dada a oportunidade de conhecer as suas gentes, a sua cultura e a sua história. Uma viagem que os muitos espectadores presentes na sala do Centro Cultural de Campo, certamente, não irão esquecer tão cedo. Encenada por José Leitão esta peça foi magnificamente interpretada por Anabela Nóbrega, Ângela B. Marques, Pedro Carvalho e Valdemar Santos.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].