Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2006

    SECÇÃO: Destaque


    Assembleia de Freguesia de Valongo aprovou designação da capital do concelho como "Terra do Pão"

    A Assembleia de Freguesia de Valongo, reunida na passada quinta-feira, dia 27 de Abril, aprovou por unanimidade a proposta apresentada pelo social-democrata Bruno Martins para, durante o ano de 2007, se promover a cidade de Valongo enquanto importante centro da indústria da panificação.

    Com esta postura a cidade de Valongo terá como lema durante o ano de 2007, "Valongo – a Terra do Pão", ano em que se pretende que várias actividades se desenvolvam nesse sentido.

    Segundo comunicado da Juventude Social-Democrata valonguense entregue ao nosso jornal, «a ideia é promover o turismo na freguesia e fomentar a identidade dos valonguenses».

    HISTÓRIA

    Recorde-se que não é de agora a insistência na importância histórica desta actividade do povo valonguense, cujas padeiras eram das principais abastecedoras, ainda no século passado, dos burgueses da cidade do Porto.

    A própria Câmara Municipal de Valongo, em conjunto com o Museu Municipal, promoveu não há muito tempo, uma exposição presente naquele núcleo museológico, sobre o pão e o biscoito, numa perspectiva essencialmente local, mas que enquadrava também a actividade agrícola do cultivo do trigo e milho e a actividade industrial da panificação no contexto da política económico-social do Estado Novo.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].