Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2006

    SECÇÃO: Desporto


    Atletismo – Corrida Juvenil “25 de Abril”

    Uma corrida pela liberdade...

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Dia 25 de Abril de 2006, dia em que se assinalou o 32º aniversário deste histórico acontecimento para o nosso país. Um pouco por todo o lado comemorou-se pois esta data, sendo que a Cidade de Ermesinde não foi excepção. Assim, a Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), em colaboração com o Centro de Atletismo de Ermesinde, levou a cabo mais uma edição da já tradicional Corrida Juvenil do “25 de Abril”, uma prova aberta a jovens oriundos das diversas escolas primárias, e não só, da nossa cidade.

    Distribuídos por três escalões de competição (Pinguins, Benjamins e Infantis) cerca de 300 crianças encheram de cor e alegria as imediações da sede da JFE, local onde se desenrolou a prova. Se para muitos a sensação de participar numa prova como esta não era novidade, já outros não podiam dizer o mesmo, casos dos estreantes Nuno Miguel e da Tatiana, com seis e sete anos de idade, respectivamente, dois corredores provenientes da Associação Desportiva e Cultural da Costa, cujo pensamento minutos antes do tiro de partida era única e exclusivamente... ganhar. Nem podia ser de outra maneira. Um objectivo que era bem patente não só nos rosto dos “caloiros” nestas andanças como também naqueles para quem esta não era a estreia.

    Os primeiros a entrar em acção foram os Pinguins masculinos (atletas dos seis aos nove anos), cujo vencedor foi Diogo Cardoso, da Escola Primária da Gandra. Seguiu-se a corrida dos Pinguins femininos, prova esta que foi ganha por Daniela Teixeira, da Escola Primária da Bela.

    foto
    O escalão de Benjamins (atletas dos nove aos dez anos) foram os seguintes a pôr o pé na estrada, e tal como havia acontecido no escalão anterior os rapazes foram os primeiros, tendo o triunfo sorrido a Tiago Sousa, da Escola Primária EB1 da Costa. Nas meninas a primeira a corta a meta foi Marta Martins, também ela da Escola Primária EB1 da Costa.

    Por último, correu-se a prova destinada aos Infantis, onde os vencedores foram Ricardo Pereira, da Escola D. António Ferreira Gomes, pelos rapazes, ao passo que pelas raparigas a vitória foi alcançada por Marta Leitão, do Centro de Atletismo de Ermesinde. No final de cada corrida todos os atletas inscritos tiveram direito a uma medalha de participação, sendo que os três primeiros de cada escalão foram ainda contemplados com um troféu, entregue pelo presidente da JFE, Artur Pais, na cerimónia de encerramento desta Corrida “25 de Abril”.

    NOTA FINAL

    foto
    De informar ainda que foram oito as escolas ermesindenses que se fizeram representar nesta corrida, nomeadamente, a Escola Primária EB1 da Costa, a Escola Primária dos Montes da Costa, a Escola Primária da Gandra, a Escola Primária da Bela, a Escola Primária do Carvalhal, a Escola Primária de Sampaio, a Escola Primária das Saibreiras e a Escola Primária D. António Ferreira Gomes. Nesta corrida participaram ainda atletas da Associação Desportiva e Cultural da Costa e do Centro de Atletismo de Ermesinde.

    Uma última nota para caracterizar a organização desta prova, péssima, é assim que a podemos classificar. Confusão na hora de organizar as corridas, confusão na hora de entregar os prémios, foram algumas das peripécias protagonizadas pelos elementos da organização, ou melhor... da desorganização.

    Ressalta-se, todavia, a boa vontade dos elementos envolvidos – referimo-nos, claro aos do Centro de Atletismo de Ermesinde.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].