Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2006

    SECÇÃO: Educação


    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    Escola Secundária de Ermesinde abriu as suas portas à comunidade

    Os delegados de turma da Escola Secundária de Ermesinde (ESE) levaram a efeito no passado dia 31 de Março um conjunto de exposições, concursos e actividades inseridos num evento denominado de Dia Aberto. Evento este que, como o próprio nome indica, esteve aberto não só à comunidade estudantil da ESE como também à população de Ermesinde em geral.

    O Dia Aberto foi uma iniciativa de todos os delegados de turma deste estabelecimento escolar, tendo decorrido durante todo o dia um pouco por todo o espaço físico da escola, desde o polivalente até às salas de aula, passando pelo pavilhão desportivo até ao auditório, e que teve como finalidade principal mostrar à comunidade ermesindense em geral o que de melhor vai sendo feito pelos alunos desta escola.

    Quem visitou a ESE durante o Dia Aberto pôde então contemplar inúmeras exposições, e não só, que abordavam diversos temas relacionados com factos recentes, ou menos recentes também, da vida desta escola. Entre outras, foi possível visionar uma exposição que retratava toda a história da ESE, desde o seu nascimento até aos dias de hoje. Outros momentos que marcaram os últimos tempos da escola foram também alvo de exposição, casos da recente visita a este estabelecimento de ensino do escritor José Aguiar, da também recente visita de estudo efectuada por alguns alunos a Madrid, ou do Dia Mundial da Mulher, que como já foi dado a conhecer na última edição do nosso jornal, foi também alvo de comemorações por parte da comunidade estudantil da ESE.

    FILMES, JOGOS DIDÁCTICOS E CONCURSOS

    NO PROGRAMA

    A projecção de filmes, divulgação das actividades dos vários clubes pertencentes à escola, ou uma série de jogos didáticos e concursos abordando disciplinas como a Matemática ou a Geografia estiveram igualmente patentes nos pavillhões e salas de aula da escola ao longo deste dia.

    Segundo o porta-voz de todos os delegados de turma responsáveis pela realização do evento, André Costa, a iniciativa não poderia ter tido melhor aceitação, quer pela comunidade estudantil, quer pela restante comunidade ermesindense, que passou pela escola no passado dia 31 de Março. «Fomos visitados por mais de 300 pessoas ao longo de todo o dia. Estamos contentes por tudo ter corrido pelo melhor. Conseguimos atingir os objectivos a que nos propusemos com a organização deste evento, e que passaram, em primeiro lugar, por englobar toda a comunidade escolar em torno de uma série de actividades como as que decorreram aqui hoje, e envolver todos os alunos em volta deste evento, objectivo este que foi plenamente atingido. Em segundo lugar, conseguimos também divulgar todas as actividades que vamos desenvolvendo ao longo do ano. Por isso, só posso dizer que a comunidade estudantil da ESE está de parabéns, quer pela envolvência, quer pelo empenho com que participou neste projecto, quer ainda pelo trabalho que foi apresentado».

    foto

    Como já antes fizemos referência, a comunidade de Ermesinde em geral deu também uma “saltada” ao Dia Aberto da ESE. Neste capítulo destacamos o leque de actividades desenvolvido pelo grupo de alunos do curso de Acção Social da ESE, que desenvolveu uma série de actividades não só com alguns infantários e escolas primárias da cidade de Ermesinde, que estiveram presentes no evento, como também com um grupo de idosos oriundos do Lar de S. Lourenço do Centro Social de Ermesinde (que se fizeram acompanhar pela directora do lar, Anabela Sousa) que, da parte da tarde, foram igualmente convidados a participar neste Dia Aberto.

    Conforme documentam algumas das imagens que aqui deixamos a ilustrar esta peça, os alunos do curso de Acção Social proporcionaram a estes idosos uma tarde bem divertida, principiada com uma pequena aula de ginástica de relaxamento para, em seguida, passar a um não menos animado bailarico, tendo esta visita terminado com um pequeno lanche oferecido pelos alunos a este ilustre grupo de visitantes oriundos do Lar de S. Lourenço.

    Por tudo o que podemos constatar, os alunos da ESE estão de parabéns, pelo que, sem dúvida alguma, esta é uma iniciativa para voltar a repetir num futuro próximo.

    Por: Miguel Barros

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].