Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2006

    SECÇÃO: Local


    Lipor organizou seminário sobre gestão de resíduos de construção e demolição

    Fiel ao seu lema de “Eficiência na Gestão de Resíduos”, decorreu no passado dia 6 de Abril nas instalações da Lipor, em Baguim do Monte, um seminário sobre a gestão de resíduos de construção e demolição.

    O seminário, que se inseria nos objectivos do Programa APPRICOD, foi aberto por Fernando Leite, da Lipor, que abordou o tema “O Envolvimento da Lipor no Projecto APPRICOD”, seguindo-se-lhe Lulie Thiran do ISGE (Brussels Institute for Management of the Environment) com “Apresentação do Projecto APPRICOD e Parceiros”.

    Paulo Rodrigues, da Lipor, apresentou depois a comunicação “Implementação do Projecto APPRICOD na Região do Porto”, antes de os participantes fazerem uma pequena pausa.

    Retomados os trabalhos, ainda na parte da manhã (as comunicações tinham uma duração curta), foi a vez de Ana Simão, do Projecto REAGIR, da CM de Montemor--o-Novo apresentar precisamente o “Projecto REAGIR”. Em seguida interveio Ricardo Pereira, da Sirplaste, SA, que apresentou a comunicação “Reciclagem de Plásticos”, sendo a parte da manhã encerrada com a comunicação apresentada por Jorge Matos, da EDV Energia, com “Energia e Desenvolvimento Sustentável”.

    ESTRATÉGIA DA AMP PARA A GESTÃO DE RCD's

    Após o almoço, o tema principal passou a ser “A Estratégia da AMP [Área Metropolitana do Porto] para a Gestão de RCD’s [Resíduos de Construção e Demolição]”, estando a primeira comunicação da tarde a cargo de Paulo Rodrigues, da Lipor, que apresentou “Estratégia Regional para o Grande Porto da Gestão de Resíduos de Construção e Demolição”. Seguiu-se-lhe José Luís Marques, também da Lipor, com “A Proposta de Regulamento Municipal sobre RCD’s” e Helena Lopes, da CM da Maia, com “Normas para Cadernos de Encargos – Gestão de Resíduos de Construção e Demolição”.

    Antes de um intervalo para café, Pedro Santos, da APEA, apreseentou “Guia de Boas Práticas – Gestão de Resíduos de Construção e Demolição”.

    A Apresentação de Casos Práticos de Valorização de RCD’s era o tema da última parte do seminário.

    Neste período, apresentou a sua comunicação Alberto Modroño, da Sufi, com “Apresentação da Planta de Tratamento de RCD de Navalcarnero”.

    O seminário terminou com um fórum de discussão entre os participantes e a habitual sessão de encerramento.

     

    Outras Notícias

    · Casos do dia a dia
    · Maleitas da Cidade

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].