Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2006

    SECÇÃO: Cultura


    MOSTRA DE TEATRO AMADOR

    Teatro Amador Susanense levou à cena “Pluft, o fantasminha homenageia Carmem Miranda”

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Os acontecimentos de “Pluft,o fantasminha homenageia Carmem Miranda”, passam-se num velho sótão recheado de recordações do outrora navio do grande Capitão Bonança, entre as quais se esconde o não menos grande e cobiçado tesouro desse mesmo capitão.

    Um sótão onde para além do tesouro do Capitão Bonança se esconde igualmente uma simpática família de... fantasmas! É verdade. Peculiar, e invulgar, agregado familiar este do qual faz parte Pluft, o mais novo membro desta extinta família de marinheiros do navio do grande Capitão Bonança. Pluft, o fantasma que tem medo de gente de “carne e osso”, sempre divertido e curioso sobre tudo o que é relacionado com o velho navio, acaba por perder esse terrível medo que tem pelos humanos após conhecer Maribel, a bela e formosa neta do Capitão Bonança, por quem o pequeno fantasma se enamora, e que é raptada pelo temível pirata da perna de pau que tenta assim apoderar-se do cobiçado e conhecido tesouro do grande Capitão Bonança.

    foto
    Com uma grande dose de coragem, e de paixão também, Pluft com a ajuda da sua família e de mais três marinheiros amigos de Maribel consegue libertar a jovem donzela das mãos do perigoso pirata da perna de pau, e escusado será dizer que tudo acabou em bem e que Pluft e Maribel viveram felizes para sempre.

    Todo este divertido enredo desenrola--se a par do ritmo das populares e inesquecíveis músicas da saudosa cantora luso-brasileira Carmem Miranda. Em suma, este foi uma pequeno resumo daquilo o que foi “Pluft, o fantasminha homenageia Carmem Miranda”, uma peça levada à cena no passado 7 de Abril, no Centro Cultural de Alfena, pela companhia valonguense Teatro Amador Susanense. Uma peça que apesar de ser dirigida ao público infantil acabou por cativar, e muito, o público mais velho que encheu por completo o auditório do recinto cultural alfenense.

    foto
    Esta peça, que foi interpretada por 15 jovens e promissores actores da citada companhia de teatro valonguense, e que esteve inserida no programa da Mostra de Teatro Amador do concelho de Valongo (que decorre presentemente até ao próximo dia 5 de Maio), foi encenada por Sérgio Carmine, um conceituado professor de teatro de nacionalidade brasileira (há já alguns anos radicado no nosso pais) que tem desenvolvido um magnífico trabalho no Teatro Amador Susanense. Sérgio Carmine que no final da peça trocou umas breves palavras com “A Voz de Ermesinde”, mostrou-se extremamente orgulhoso pelo desempenho do grupo de jovens actores que dirige. Uma peça que serviu ainda para Carmine homenagear uma das maiores lendas da música popular brasileira, de seu nome Carmem Miranda, uma figura por quem este professor de teatro nutre uma admiração e um carinho enorme, como fez questão de frisar. Ele próprio participou nesta peça levada à cena no Centro Cultural de Alfena para interpretar o papel de... Carmem Miranda. Arriscámos mesmo a dizer que esta foi até à data uma das melhores peças teatrais que passaram pela montra desta Mostra de Teatro Amador 2006.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].