Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2006

    SECÇÃO: Cultura


    Guilhermina Bessa publica os seus primeiros contos

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A Papiro Editora procedeu recentemente à apresentação pública do livro “Contos da Avó Mina I”, da autoria de Guilhermina Bessa.

    A autora, nascida em Braga, mas residente em Ermesinde (é esposa do nosso colaborador Reinaldo Beça), foi professora vários anos na Escola da Bela, e inicia-se assim na edição da escrita para a infância (embora tivesse começado a escrever para o programa infantil da Rádio Renascença já em 1978). Promete agora (o que vem explícito no título deste seu primeiro livro) novas incursões pelo tema.

    Excelentemente apresentado – gabamos o grafismo e a escolha do papel – o livro contém não apenas os contos da avó, mas também as ilustrações dos netos, Rita, Daniela e Alex Bessa.

    Neste primeiro livro são editadas 15 estórias, com nomes tão sugestivos (alguns mesmo poéticos – “As Algas do Mar Tranquilo”), como “A Duende da Sorte”, “A Voz do Índio”, “O Baú”, “O Unicórnio Branco”, “A Ilha Perdida”, “O Baile dos Pirilampos”, para só citar alguns.

    Escrita que apela para o irreal e fantástico – tão maravilhoso para as crianças –, mas que não deixa de ser pedagogicamente muito interessante e enriquecedor.

    Veja-se, a título de exemplo, a forma como a autora inicia o seu conto “O Baptizado”: «A mãe sofreu ao carregar com a filha na barriga, durante nove meses.

    Mas a alegria de ter aquele bebé (...)».

    Título: “Contos da Avó Mina”

    Autores: Maria Guilhermina Gonçalves Bessa (texto)

    Rita, Daniela e Alex Bessa (ilustrações)

    Editor: Papiro Editora

    Capa: Marta Batista sobre ilustração de Rita Bessa

    Ano de edição: Fevereiro de 2006.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].