Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2006

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL

    Notícias da Sala 5A

    OBRAS NA CIDADE

    A nossa sala tem o Cantinho da Cidade, que se iniciou já há algum tempo, mas em que as obras estiveram paradas por falta de financiamento!

    Agora surgiu um reforço no capital, pelo que foram retomados os trabalhos na nossa Cidade, tendo agora novas estradas e novas acessibilidades.

    Aproveitando as novas condições, o circo instalou--se na nossa Cidade e trouxe uma série de novos animais.

    A MISTERIOSA BOTA

    Para que pudéssemos disfrutar da companhoia dos nossos colegas de 5 anos, convidámos os nossos “vizinhos” da Sala 5B para ouvirem a história “A Misteriosa Bota Verde”.

    Este conto, escrito e ilustrado por todos nós, foi apresentado aos nossos amigos, tendo nós aproveitado para, no final, dançar e cantar a música do sapo Cururu.

    Este momento foi muito divertido e engraçado, pois todos os meninos se esforçaram por mostrar os seus dotes vocais e de dançarinos.

    O ESPAÇO

    Esta semana os meninos da Sala 5A iniciaram uma nova investigação – o Espaço. Como nem todos dominavam a temática, foi fundamental a ajuda dos pais para que os seus filhos conseguissem recolher informação.

    Após as pesquisas, os meninos tiveram a ideia de recriar o Espaço dentro da sala de actividades, com os elementos que o constituem: planetas, estrelas, asteróides...

    As estrelas já brilham – É verdade, o nosso Espaço já tem estrelas, entre as quais o Sol, que nos transmite o calor e que nos alegra nos dias mais chuvosos.

    As descobertas relativas a estes astros já são muitas e, entre outras coisas, os nossos cientistas já sabem que: as galáxias são conjuntos de estrelas; as estrelas estão sempre no mesmo lugar mas, devido à luz forte do sol, não se conseguem ver durante o dia; as estrelas brilham porque produzem luz e calor.

    O Sol – No que se refere ao Sol, os nossos cientistas descobriram que: este astro é também uma estrela, aquela que está mais próxima da Terra; o Sol não consegue iluminar a Terra inteira e é por este motivo que num dos lados é dia e no outro é noite; que quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra assistimos a um eclipse solar.

    Os nossos cientistas descobriram ainda outras coisas, mas se quiserem saber mais, visitem a nossa sala! As crianças gostam que o façam e certamente poderão, dessa forma, ficar a saber ainda mais acerca das aprendizagens dos vossos filhos!

    A visita ao Planetário – Os nossos pequenos cientistas resolveram sair da sala e alargar os seus conhecimentos acerca do Sistema Solar. Para tal decidiram visitar o Planetário do Porto, local onde puderam esclarecer algumas dúvidas e receber novas informações acerca deste tema. A visita correu muito bem, e os cientistas assistiram à apresentação “O Vítor Vai à Lua”, que os ajudou bastante no esclarecimento de dúvidas e na aquisição de novos conhecimentos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].