Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2006

    SECÇÃO: Destaque


    CDU acusa Artur Pais de falta de dinamismo e de liderança

    A CDU/Ermesinde não se poupou a críticas para descrever os primeiros três meses do mandato de Artur Pais à frente da Junta de Freguesia de Ermesinde. Incapacidade de liderança, falta de dinamismo, e demonstrações de inércia, foram alguns dos "mimos" com que os comunistas Sónia Sousa e Carlos Coutinho presentearam o actual presidente da Junta. A CDU aproveitou igualmente esta conferência de imprensa, realizada na sua sede de Ermesinde, para dar a conhecer o seu projecto denominado de Gabinete de Apoio à População de Ermesinde, uma iniciativa descrita pelos comunistas como uma forma de possibilitar um contacto mais próximo e directo entre os eleitos desta força partidária e a população da cidade.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Em conferência de imprensa realizada a 20 de Fevereiro último, a CDU teceu duras críticas ao presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) Artur Pais pelo desempenho deste ao longo dos primeiros três meses em que está à frente dos destinos da entidade. Três meses que para a CDU, representada neste encontro com os jornalistas por Sónia Sousa e por Carlos Coutinho, respectivamente membros do Executivo da Junta, e da Assembleia de Freguesia, estão longe de ser positivos em termos de trabalho desenvolvido. Para os dois eleitos da CDU poderia e deveria ter sido feito muito mais trabalho do que aquele que foi concretizado até agora. Os comunistas sublinharam o facto de que até ao momento o presidente da Junta tem demonstrado apenas uma enorme inércia, falta de dinamismo e de liderança.

    No comunicado distribuído à imprensa podia ler-se que para a CDU as reuniões do Executivo da JFE «só não são vazias de conteúdo porque a Oposição – especialmente a CDU – tem apresentado um conjunto de propostas que tem sido capaz de gerar discussões e motivar a reflexão sobre os problemas da cidade». Mas os “ataques” dos comunistas a Pais não se ficaram por aqui, já que estes consideram ainda que o líder da Junta para desculpar as suas falhas atira para cima de todo o Executivo «as culpas pela falta de imaginação em que a JFE está mergulhada».

    O ARREPENDIMENTO

    DE ARTUR PAIS

    Sónia Sousa recordou nesta conferência de imprensa uma frase proferida por Artur Pais na última reunião pública do Executivo, em que este havia dito que estaria arrependido de não ter distribuído pelouros por todos os membros do elenco da Junta para deste modo repartir as responsabilidades por todos eles. Face a este arrependimento de Artur Pais, a comunista relembrou que antes da tomada de posse do Executivo, a CDU havia proposto que fosse atribuído a Sónia Sousa o pelouro da Educação e Cultura (possibilidade esta que, ao contrário do que foi dito pelo PS na passada reunião da Junta, é legal, como documenta a lei nº 5 - A/2002), proposta esta que viria, no entanto, a ser recusada pelo presidente da Junta. «Por isso, esta atitude de Artur Pais em querer distribuir pelouros pelos restantes membros do Executivo não passa de uma tentativa para ilibar-se das suas responsabilidades e de desculpar o seu fraco trabalho», frisou Sónia Sousa. Mas não foi apenas Pais a ser alvo de críticas da parte dos comunistas de Ermesinde, que acusam igualmente o restante elenco do PSD de estar a querer "calar" a CDU, tendo neste capítulo Sónia Sousa recuado novamente no tempo até à última reunião pública da Junta para relembrar o momento em que o social-democrata Luís Ramalho «atacou de forma ridícula» a CDU, ao dizer que esta força política apenas deseja "brilhar" à custa dos problemas da população.

    NÃO NOS VÃO

    SILENCIAR!

    «Não nos vão "silenciar", como parece pretender o PSD. Vamos continuar sim o nosso trabalho em prol da população da cidade, denunciando todos os problemas existentes na cidade e propondo soluções para a resolução dos mesmos, como temos vindo a fazer até aqui. Aliás, estamos à espera da reunião que o Luís Ramalho propôs para discutir os graves problemas existentes no Bairro das Saibreiras, e que foram denunciados por nós na passada reunião pública, problemas estes que para Luís Ramalho não existem, pois ele disse que a CDU quer é fazer "show" com este tipo de casos, propondo em seguida a tal reunião para mostrar que os problemas que nós detectamos não existem, como ele argumenta. Até hoje estamos à espera dessa reunião. Em suma, a CDU acha que é urgente que Ermesinde tenha uma Junta dinâmica e que seja mais do que um mero órgão de gestão. Uma Junta que se transforme na locomotiva de uma freguesia que necessita de dar um passo decisivo em direcção ao desenvolvimento sustentável. Precisámos de um presidente que não vá para as Assembleias Municipais para se limitar apenas a bater palmas às decisões tomadas pela Câmara Municipal de Valongo, e que nunca abre a boca para dizer seja o que for. É por tudo isto que somos da opinião que Ermesinde merecia ter um presidente de Junta bem melhor do que aquele que tem actualmente».

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].