Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2006

    SECÇÃO: Destaque


    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VALONGO

    Moção do BE contra abusos da concessionária de aparcamento municipal gerou consenso

    Ao aceitar retirar da sua proposta de moção sobre a política de aparcamento da concessionária municipal, a crítica eleitoralista ao anterior Executivo e uma recomendação à Câmara para apresentação de proposta de alteração do regulamento das zonas de estacionamento.

    O BE abriu acaminho à aprovação por unanimidade de uma proposta de moção condenando a subida das tarifas de estacionamento e exigindo a entrega de uma cópia do contrato de concessão estabelecido entre a Câmara e a concessionária. Recorde-se que o preço por cada hora de aparcamento foi recentemente alterado de 30 para 50 cêntimos (aumento de 67 %).

    A boa vontade do BE foi motivada pelo facto de o Executivo camarário ter reconhecido a gravidade da situação, ter dado informações sobre diligências entretanto já desenvolvidas e ter anunciado o compromisso de agir no sentido de não exigir a cobrança pelos estacionamentos, como se sabe uma função a cargo da fiscalização camarária e não da concessionária. Refira-se entretanto que tal promessa da Câmara tem vindo efectivamente a ser cumprida, tendo como efeito uma maior afluência de viaturas à zona central das cidades de Ermesinde e Valongo.

    A proposta do Bloco de Esquerda lembrava nos seus considerandos, entre outros pontos, o facto de que 90 % da receita arrecadada pelos parquímetros se destinar a uma empresa privada e não à Câmara, de terem sido instaladas máquinas de pagamento em arruamentos estritamente residenciais e ao facto de os novos aumentos serem claramente superiores ao valor da inflação.

    Tendo em conta a gravidade da situação admitida pela Câmara, a presidente da Mesa da Assembleia apresentou uma proposta de convocação de Assembleia Municipal extraordinária para debater o assunto, tendo esta sido aprovada quase por unanimidade (um voto contra, de Albino Poças, ver ao lado).

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].