Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2006

    SECÇÃO: Destaque


    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    SEMINÁRIO "EDUCAÇÃO E MUNICÍPIOS"

    Sucesso escolar = sucesso social?

    Muito interessante foi também a conferência de Pedro Hespanha “Contextos Sociais, Locais e Educação”, em que o docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra abordou os condicionalismos dos factores sociais na avaliação e expectativas sobre o ensino.

    A clivagem entre jovens com motivações sociais diferentes e a discrepância entre a racionalidade do sistema e a racionalidade dos agentes foram alguns dos aspectos tratados pelo investigador.

    Com base em estudos de campo sobre as razões do abandono escolar, Pedro Hespanha demonstrou uma lógica irrebatível sobre “razões” para o abandono bem patente em exemplo de relativo sucesso social por parte de muitos alunos – com baixas expectativas, e que abandonaram cedo a escola – frente a um relativo insucesso social daqueles que optaram por prosseguir uma carreira escolar regular.

    Assim surgem como principais razões desse abandono escolar: “ir fazer dinheiro”, “não gostar de estudar” e “ter de arranjar emprego” (palavras dos estudantes relapsos).

    Sendo assim, «não seria racional» prolongar a escolaridade para além do ensino obrigatório».

    Pedro Hespanha revelou também, com base noutro estudo, como as escolas tendem a recusar os alunos com uma história problemática. Um caso tipo revelou 15 % de aceitação.

    O investigador concluiu com a necessidade de realizar duas grandes tarefas distintas: compreender a realidade que rodeia a escola e organizar os melhores esforços para lhe responder.

    O Seminário contou ainda, nesta parte da tarde, com o estudo de casos de cooperação entre municípios e escolas (casos de Lousã e Oliveira de Azeméis. L

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].