Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2006

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL - CAMPEONATO DISTRITAL DE INICIADOS DA 1ª DIVISÃO - SÉRIE 2 - 22ª JORNADA

    Ermesinde só sabe... ganhar

    Fotos RUI LAIGINHA
    Fotos RUI LAIGINHA
    De vitória em vitória, é assim o panorama da equipa de iniciados do Ermesinde na 1ª Divisão Distrital da categoria. Como seria de esperar, a equipa verde e branca conseguiu no passado domingo (26 de Fevereiro) mais um justo e inquestionável triunfo, desta feita ante o Desportivo das Aves, em partida referente à 22ª jornada da já referida competição. Este desafio, realizado no Complexo Desportivo dos Montes da Costa, foi rodeado de grande expectativa junto da massa associativa do emblema dos Sonhos, que se deslocou em grande número àquele recinto desportivo.

    Isto porque o adversário do Ermesinde neste encontro vem fazendo um excelente campeonato, ocupando à partida para esta jornada a quarta posição da tabela. Aguardava-se, por isso, um disputado jogo de futebol entre duas equipas que aspiram conseguir a promoção ao Campeonato Nacional de Iniciados da próxima temporada. Um jogo onde o Ermesinde entrou a toda a velocidade, criando nos primeiros minutos inúmeras jogadas de perigo junto da baliza do Aves. E foi numa dessas investidas que os pupilos de Quim Rodrigues chegariam ao golo, quando estavam decorridos oito minutos da etapa inicial, altura em que Flávio aproveita da melhor maneira uma bola largada pelo guardião Paulo na sua pequena área para fazer o tento inaugural daquela fria manhã. Os ermesindistas não tirariam o “pé do acelerador”, continuando a pressionar e a dominar claramente os seus oponentes, construindo jogadas de belo efeito no meio-campo contrário, jogadas estas que na maior parte das vezes esbarravam na atrapalhada defesa do Aves. E quando não podiam sacudir (de todas as maneiras e feitios) a bola da sua área, os jogadores contrários recorriam às faltas para travar as investidas ermesindistas. E foi uma dessas faltas que, à passagem do minuto 15, deu origem a uma grande penalidade a favorecer a equipa da casa, castigando assim uma falta de Leão sobre Pinto. Na conversão do castigo o capitão ermesindista Gustavo permitiria, no entanto, a defesa do guarda-redes Paulo. A partir dos 20 minutos o Desportivo das Aves conseguiu sacudir um pouco a pressão inicial dos locais, fazendo chegar com maior frequência os seus jogadores junto da baliza de Nuno Duarte. E viria a ser numa dessas aproximações que, aos 28 minutos, o conjunto oriundo do Concelho de Santo Tirso chegaria à igualdade, por intermédio de Mica, que soube tirar partido de uma situação de contra-ataque da sua equipa, fazendo desta forma o resultado com que atingiu o final do primeiro tempo.

    SEGUNDA

    PARTE

    foto
    Para a etapa complementar o Ermesinde deu o “tudo por tudo” na tentativa de conquistar os três pontos em disputa. Querer e vontade essa que ficaram bem patentes logo nos instantes iniciais do segundo tempo, já que os jovens jogadores verde e brancos tomariam de imediato de “assalto” o último reduto do Aves. E seria uma nova grande penalidade, aos 17 minutos desta etapa, que iria colocar o Ermesinde novamente na frente do marcador. Desta feita a responsabilidade da conversão do castigo máximo ficou a cargo de Menezes, que com um remate forte e colocado não deu hipóteses ao guardião contrário. Em desvantagem no marcador o Aves procurou avançar mais no terreno, abrindo desta forma espaços para que os atletas ermesindistas chegassem quase sempre com perigo à baliza contrária. E viria a ser num desses lances que três minutos volvidos do golo de Menezes, o Ermesinde “matava” o jogo, altura em que Pedro aproveitou da melhor maneira mais uma bola largada pelo infeliz guardião avense. Estava assim consumado mais um triunfo dos verde e brancos nesta prova. Três pontos que permitem aos comandados de Quim Rodrigues seguirem na segunda posição da competição, agora com 52 pontos, menos dois que o líder Trofense.

    Neste encontro há apenas que sublinhar um senão, ou seja, o péssimo estado em que se apresentou o pelado do Complexo Desportivo dos Montes da Costa.

    O LAMENTÁVEL

    ESTADO DO

    TERRENO DE JOGO

    Com diversas lombas e poças de água ao longo de todo o rectângulo de jogo, este recinto apresentou-se em condições paupérrimas e impróprio para ali se desenrolar uma partida de futebol.

    E aqui deixamos uma pequena sugestão à Câmara Municipal de Valongo, a entidade proprietária deste complexo desportivo, para que um dia destes ali se desloque a fim de solucionar esta vergonhosa situação. Pois não será demais salientar que todos os fins--de-semana ali evoluem dezenas de jovens atletas das escolas de formação do Ermesinde Sport Clube.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].