Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2006

    SECÇÃO: Desporto


    Breve apresentação do Sin Moo Hapkido

    foto
    A APSMHK – Associação Portuguesa de Sin Moo Hapkido e Kombatan, com sede na Rua da Marginal, n.º 141, Bela, Ermesinde vai, a partir do próximo ”Ermesinde Desportivo” divulgar alguns ensinamentos práticos de defesa pessoal que os leitores poderão coleccionar quinzenalmente, e ir aprendendo as diferentes técnicas. O intuito desta iniciativa é o de facultar uma noção básica de defesa pessoal. Todas as técnicas assentam no repertório da arte marcial de Hapkido, cuja descrição passo a indicar: O Hapkido é uma arte marcial de defesa pessoal, excelente, de origem coreana, ascendendo aos primórdios do império “Koryu”. É poderosa, inovadora e criativa. Os documentos que dão fé da existência do Hapkido datam do século V a.C., quando já predominavam diversos estilos de artes marciais de combate e defesa pessoal, ensinadas nos exércitos e na guarda imperial. O Hapkido surgiu como junção de vários estilos de lutas coreanas antigas, recebendo também influência chinesa e japonesa, o que explica a variedade de técnicas e movimentos complexos.

    O Hapkido é verdadeiramente uma arte marcial dinâmica, que propicia aos seus praticantes um leque de opções nas técnicas de prevenção e segurança pessoal. Literalmente o Hapkido traduz-se da seguinte forma:

    HAP = HARMONIA e UNIÃO

    KI = ENERGIA

    DO = CAMINHO (espiritual)

    O Hapkido incorpora técnicas poderosas com os pés, golpes e técnicas precisas com as mãos. A sua técnica é concisa e prática e resulta de estudos e práticas ao longo de séculos. O objectivo principal desta arte milenar é desenvolver o respeito pelo próximo, autoconfiança, auto-controlo, através da compreensão do Universo e de si mesmo. O lema e compromisso maior do Hapkido é o de formar pessoas dignas e conscientes, para a convivência social harmoniosa, com saúde e desenvolvimento físico, mental e espiritual.

    O Hapkido é, por excelência, uma arte de defesa pessoal.

    Quanto à utilização das armas, o Hapkido possui inúmeras, variando desde bastões de diversos tamanhos, até ao sabre japonês. O praticante de Hapkido pode adquirir conhecimentos em manejo de armas, que lhe permitam improvisar no momento um objecto de que natureza for e utilizá-lo para sua defesa, sempre dentro dos limites da proporcionalidade que lhe é exigida.

    Usada há centenas de anos por forças militares ou de segurança, no quotidiano, o Hapkido é utilizado em quase todo o mundo, também pelas mesmas forças, em países como os Estados Unidos, Espanha, França, etc.. Ainda que muitas vezes o Hapkido não seja assumido na verdadeira assunção da palavra, o que é certo é que essas forças militares ou policiais adoptam e adaptam as técnicas à feição das necessidades que se lhes apresentam. As técnicas de defesa pessoal, já geradas na arte marcial de Hapkido, são de extrema importância para todos os praticantes, indepedentemente da idade ou do género, pois não exigem a aplicação de demasiada força, optando pela execução técnica e de raciocínio rápido, sem fazer uso da violência. Não só são eficazes, como também oferecem a desejada autoconfiança a quem as utiliza. Pretende-se sobretudo consciencializar os leitores acerca das melhores formas de actuação, com escopo de não criar danos colaterais e, na hipótese da sua existência, que sejam sempre na pessoa do adversário e na medida do indispensável. Um dos objectivos finais de um técnico de Hapkido é sair airosamente de um confronto com o mínimo de esforço físico e sem que haja necessidade de envolvimento com troca de socos ou luta corpo a corpo com o adversário. Mas para isso o controlo de si mesmo é de extrema importância e aconselha-se sempre dentro do possível, a supervisão de técnico credenciado.

    António Pereira*

    * Instrutor de Hapkido e de Defesa Pessoal da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].