Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2005

    SECÇÃO: Destaque


    INQUÉRITO DE RUA REVELA SENTIMENTO GERAL MUITO NEGATIVO

    Um ano bem amargo - pensam os ermesindenses

    Ano chegado ao fim, “A Voz de Ermesinde” foi conferir junto dos ermesindenses o seu balanço relativamente ao 2005 que acabaram de viver. Significativamente, entre os nossos inquiridos, a avaliação foi unanimemente negativa, traçando um quadro muito negro – em que não conseguiram destacar sequer aspectos positivos – do que foi a época que está agora prestes a findar.

    Ao acaso, nas ruas de Ermesinde, fomos tomar o pulso ao sentimento geral das pessoas pelo curso do mundo à sua volta.

    Que pressentíamos uma avaliação negativa, disso tínhamos poucas dúvidas, até porque geralmente nos marcam mais os aspectos que doem do que aqueles que nos são, de algum modo, prazenteiros.

    Não esperávamos é que prevalecesse de forma tão clara a ideia de que o ano de 2005 tinha sido marcante sobretudo pelo pior, e que nada ou pouco houvesse a destacar de positivo.

    Os nossos inquiridos sublinharam, quase sem excepção, a situação económica complicada, o baixo poder de compra generalizado, a falta de emprego, a recessão.

    Apontadas foram também , embora apenas por uma das nossas inquiridas, a ocorrência de catástrofes naturais no planeta e os maus tratos sobre ciranças. No plano local, igualmente o mau trato dos animais.

    O único aspecto positivo apontado – este também no plano local e apenas por um dos inquiridos – foi a construção ou remodelação de algumas infra-estruturas da cidade, que a tornaram mais bonita e lhe deram «um novo brilho».

    Para 2006, as expectativas são mitigadas. Para além das questões do plano económico imediato – emprego e melhoria do nível de vida –, um dos nossos inquiridos destacou a necessidade de defender o comércio tradicional, outro salientou a necessidade de instaurar um clima de paz no mundo e uma outra as preocupações de solidariedade para com os mais indefesos.

    Estas respostas são bem o espelho do que sentimos e devem fazer pensar.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    Agostinho Queirós

    44 anos

    Decorador

    O principal ponto negativo de 2005 foi, na minha opinião, a grave crise económica que continua a afectar o nosso país.

    Já de positivo, se quer que lhe seja muito sincero, não vi nada que fosse de destacar, na verdade foram mais os acontecimentos maus do que os acontecimentos bons.

    Para 2006 gostaria sobretudo que Portugal conseguisse sair um bocadinho desta recessão económica em que está mergulhado, penso que isto seria o melhor que 2006 poderia dar aos portugueses.

    Gostaria também, e falando agora especificamente na cidade de Ermesinde, que no próximo ano o comércio tradicional fosse mais privilegiado, ou seja, que se acabasse com um ou dois centros comerciais, principalmente aqui no centro, de modo a que o comércio tradicional pudesse ter novamente alguma vida.

    foto

    Isabel Santos

    40 anos

    Formadora

    Penso que em 2005 os principais pontos negativos foram as catástrofes naturais que assolaram alguns locais do planeta. Outro aspecto muito negativo prendeu-se com as atrocidades que continuam a ser cometidas com as crianças, nomeadamente casos de maus tratos e de pedofilia. É inadmissível que no terceiro milénio este tipo de casos continue a ser uma realidade, e pior ainda é o facto de o nosso Governo ficar de braços cruzados a assistir a tudo isto.

    De positivo, para lhe ser sincera não encontro nada que deva ser realçado. Para 2006 gostava que se olhasse mais para os seres indefesos, como as crianças, os idosos, e também os animais, que aqui em Ermesinde, por exemplo, são muito mal tratados, e aos quais o nosso presidente da Câmara não presta a menor atenção, o que faz é mandá-los para o canil municipal, onde são abatidos.

    foto

    Guedes Vieira

    57 anos

    Reformado

    Olhe, de positivo apenas o facto de a nossa cidade de Ermesinde ter ficado um bocadinho mais bonita em 2005. Foram construídas, ou remodeladas, algumas infra-estruturas que deram um novo brilho a esta terra.

    De uma maneira geral, não encontro mais nada de positivo no ano que agora acaba, bem pelo contrário, e no aspecto negativo gostaria de destacar o facto de o desemprego ter aumentado imenso, o que só por si tem trazido aos portugueses dificuldades várias.

    Este era um dos principais aspectos que eu gostaria de ver alterado no ano de 2006, ou seja, que fossem criados mais postos de trabalho.

    Gostaria também que houvesse mais paz e harmonia entre os povos de todo mundo, pois esse é um facto que não se tem visto muito nos últimos tempos.

    foto

    Natália Ramos

    34 anos

    Gerente Comercial

    A meu ver o ano de 2005 não trouxe absolutamente nada de positivo, muito antes pelo contrário.

    Só para citar alguns pontos negativos começo por destacar a crise económica que está instalada em Portugal, o que tem originado que os portugueses tenham um baixíssimo poder de compra.

    Factor este que se tem reflectido na miséria que diariamente podemos constatar por esse país fora.

    Gostaria que no ano de 2006 esta situação fosse alterada, e que os portugueses pudessem viver um bocadinho melhor do que aquilo que têm vivido.

    Mas para que isso possa ser uma realidade era preciso que, em primeiro lugar, fossem criados mais postos de trabalho, pois sem emprego ninguém consegue sobreviver.

    Entrevista: Miguel Barros

    Introdução: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].