Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Os primórdios da Fotografia e a espionagem

    A ideia de que foi, muito recentemente, com a tecnologia informática, que se popularizaram gadgets de espionagem que, com os filmes da série James Bond, pareciam ainda fantasiosos e futuristas, está longe da realidade.

    foto
    Logo nos primeiros anos da fotografia, se percebeu que esta se adequava na perfeição para controlar as actividades humanas, fossem elas objecto de preocupação dos serviços de inteligência dos Estados, das polícias criminais ou dos detectives privados em meras investigações de suspeitas conjugais.

    O primeiro aparelho fotográfico dissimulado que se conhece remonta a Janeiro de 1862, e tem a forma de um revólver, o Revolver Thompson, com uma objectiva Petzval, tendo sido fabricado por A. Briois, em Paris.

    Em Setembro de 1867 apareceu o Photobinocle, concebido por Octave Nicour, e registado igualmente em França. Como o nome indica, tinha a forma de uns binóculos.

    Vários outros aparelhos do género vão aparecendo, mas um disfarce mais apurado alcança-o o Detective Paquet Marion, um engenho aparecido em 1885, com a forma de uma caixa. A objectiva era pré-regulada para produzir imagens nítidas a partir de 1,8 metros. No mesmo ano surge um aparelho que alcançou grande sucesso, tornando-se o aparelho espião mais conhecido. Foi seu autor R. D. Gray, que o apresentou pela primeira vez na Sociedade de Fotógrafos Amadores de Nova Iorque. Tinha a forma de um disco e colocava-se sobre a camisa. A objectiva, dissimulada, tinha a forma de um botão.

    E a partir daí...

    O aparelho secreto ou colete de Stirn, datando de 1886, trazia-se debaixo de um colete.

    Fazia-se passar a objectiva por um botão. Rodando uma manivela, fazia-se rodar a placa circular e armava-se o obturador. Para o disparo, puxava-se um cordão.

    (Elementos recolhidos em “L’Appareil Photo” – Les Premiers Appareils Photographiques, AB Nordbook, 1978.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].