Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2005

    SECÇÃO: Arte Nona


    BD Jazz à portuguesa

    Colecção que merece todo o elogio, a série BD Jazz apareceu nas Éditions Nocturne, Paris, tendo sido posteriormente trazida para o mercado português pela Corda Seca. O jornal “Diário de Notícias” procedeu também a uma distribuição, que proporcionou uma maior divulgação da série.

    Vinheta PEDRO NORA
    Vinheta PEDRO NORA
    Cada um dos cd-livros constituído por uma banda desenhada e dois CDs, para os amantes da BD e do jazz, este era um excelente achado, tanto melhor para os aficionados destas duas expressões artísticas.

    A colecção francesa é de uma qualidade inegável e, podendo, as versões originais, para quem entenda convenientemente a língua de Baudelaire, valem bem mais a pena.

    A primeira questão a colocar é, de imediato, as exigências manifestas na impressão dos livros. Acontece que na versão portuguesa da Corda Seca, por um qualquer erro de informação inicial ou falta de cuidado, a lombada é demasiado larga – cerca de uns três milímetros – , o que faz com que esta fique saliente ou haja uma tendência para a “obliquar”.

    Quanto às obras editadas em Portugal pela Corda Seca, relativamente à colecção francesa, elas são também relativamente diferentes em vários aspectos.

    A colecção da Nocturne, que vai agora na publicação do segundo grupo de 20 obras (já com mais de trinta títulos) teve, na versão portuguesa um encurtamento. Assim, a versão da Corda Seca contempla apenas 12 títulos, adaptando para Português os títulos relativos a Ray Charles (desenhos de Jörg), Ella Fitzgerald (Steg), Billi Holiday (Claire Braud), Frank Sinatra (Pedro Zamith), Louis Armstrong (Camilo Sanin), Lester Young (Emilie Balaguer), Nat King Cole (Alexis Dormal), Oscar Paterson (Grégory Elbaz), Duke Ellington (Tim Bastian), mas por sua vez, quanto aos três últimos títulos da série de doze, introduzindo Chet, que não constava da lista de 20 iniciais da Nocturne (com argumento de João Paulo Cotrim e desenhos de Luís Fazenda), e apresentando novas versões de Banda Desenhada a acompanhar os CD’s de Anita O’Day e Charlie Parker, nestes casos igualmente com a autoria da banda desenhada a ser entregue a autores portugueses – Pedro Nora (desenho) e, de novo, João Paulo Cotrim (argumento) para Anita O’Day e Fernando Guerreiro para Charlie Parker.

    Não sabemos qual o motivo para a produção destas versões “portuguesas”, fosse ele de natureza conflituosa, por qualquer desacordo com a Nocturne, fosse ele uma aceitação de uma certa autonomia da edição portuguesa, que teria resolvido contratar novos autores, portugueses, para assim assinar a “nossa” versão.

    Não temos nada contra esta emulação, por si. A questão é sabermos se os leitores//melómanos portugueses ficaram a ganhar com a troca. E, se calhar, não.

    A colecção da Nocturne, no que respeita às BD’s apresentadas – pese embora elas se possam considerar mero suporte das obras musicais apresentadas, que não vamos comentar, limitando-nos precisamente a elas – revela-nos autores (de Banda Desenhada) não muito conhecidos do grande público, mas com traço e inventiva a seguir com muita atenção. Algumas das obras agradaram-nos particularmente, expressando-se os seus autores com grande fluência nas técnicas utilizadas – o preto e branco de alto contraste de Tim Bastian, as aguarelas de Claire Braud, o traço de Emilie Balaguer, para só citar alguns dos exemplos. E no geral, todas estas obras assentavam em argumentos sólidos.

    À surpresa agradável que se seguiu a encontrarmos os nomes de J. P. Cotrim/Pedro Nora e J. P. Cotrim/João Fazenda e também Fernando Guerreiro, confessamos a nossa desilusão posterior por termos encontrado qualquer coisa mais perto da ilustração do que de verdadeiras obras de Banda Desenhada. Mas provavelmente haverá explicações (tempo?, orçamento?), sei lá!...

    Por: LC

     

    Outras Notícias

    · Oporto’s postcards

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].