Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2005

    SECÇÃO: Cultura


    A “vida para além da morte” retratada em livro por antigo docente de Filosofia da Escola Secundária de Ermesinde

    A Vila Beatriz foi o cenário escolhido, no passado dia 26 de Novembro, para o lançamento do livro “O Mais Além da Vida e Vida em Abundância”, da autoria de Teixeira de Vasconcelos. Antigo docente de Filosofia na Escola Secundária de Ermesinde, o autor aborda nesta obra, de uma forma filosófica e católica, o tema da vida para além da morte.

    Foto RUI LAIGINHA
    Foto RUI LAIGINHA
    Rodeado de muitos amigos, entre os quais figuravam alguns antigos alunos seus, Teixeira de Vasconcelos (na foto) apresentou a quarta obra da sua autoria. Licenciado em Filosofia, o autor exerceu a actividade de docente nesta área durante 30 anos, em alguns liceus e escolas espalhadas pelo país, onde entre as quais figura a Escola Secundária de Ermesinde, onde leccionou durante 10 anos. Incondicionável apaixonado pela arte da escrita, Teixeira de Vasconcelos começou a dedicar-se com maior regularidade à redacção de textos há sete anos, altura em se aposentou da carreira de docente. «Desde pequeno que sempre gostei de escrever. Lembro-me que quando era criança e o papel ainda não havia em abundância, escrevia nos muros e paredes da minha terra. Depois parei de escrever. Isto porque comecei a dar aulas e, como todos sabem, a vida de professor não é fácil, não temos muito tempo livre para fazermos aquilo de que gostamos. Dar aulas, corrigir testes, aturar alunos e professores é das piores coisas que há na vida. Por isso, só agora, após a reforma, é que voltei a ter tempo livre para fazer aquilo de que tanto gosto, escrever», gracejou o autor. Como já antes referimos, “O Mais Além da Vida e Vida em Abundância” é o quarto livro publicado por este antigo professor de Filosofia, – residente em Ermesinde – sendo que o início da sua carreira de “escritor a tempo inteiro” teve início com a publicação de “Cinfães: A História e a Lenda”, uma obra que fala das pessoas e tradições do concelho de Cinfães, a terra natal do autor. Seguiram-se “Douro: A Catedral do Espírito”, onde escreveu sobre costumes, monumentos e outros aspectos relativos à região do Douro e ainda “Os Sinos do Cristianismo”, um livro que aborda os sinos enquanto objectos de musicalidade ligados à fé e à religião cristã, obra esta que antecedeu então o mais recente livro do escritor, precisamente “O Mais Além da Vida e Vida em Abundância”.

    Livro este onde o escritor aborda de uma forma filosófica e católica o tema da vida para além da morte, recorrendo ao auxílio de várias frases e pensamentos da Bíblia, de outros filósofos, ou ainda de costumes e povos oriundos de vários séculos e civilizações.

    «Como qualquer ser vivo, o Homem nasce, cresce, vive e morre. Estes são os quatro momentos de que é feita a vida de cada um de nós. Mas neste livro eu procurei ir mais além, tentei saber quem é o Homem na realidade, conhecer a sua grandeza espiritual, saber o ele vale. Será que ele é mais um ser que se reduz apenas ao espaço e à escuridão do túmulo? Fiz esta pergunta à ciência, à arte e às filosofias antigas e todas elas me responderam que não, disseram-me que o Homem vai mais além da morte, falaram--me na imortalidade da alma, no facto de que o Homem é um ser para sempre. Assim sendo, a morte não é o fim, mas sim o princípio, nós morremos para nascer, já que o nascimento vem depois da morte», frisou o autor durante o período em que usou da palavra para apresentar ao público esta sua última obra. A fé em Deus é outra característica bem evidente que podemos encontrar em grande parte deste livro, ou não fosse Teixeira de Vasconcelos um católico “fervoroso”. Em jeito de conclusão o escritor referiu ainda que a vida é um valor inestimável, ao passo que a morte é a porta por onde se entra na vida plena para a eternidade. Como já antes salientámos, marcaram presença neste lançamento inúmeros amigos do autor, entre os quais se destacam Adão Sequeira, sub-director da Caixa Geral de Depósitos, Álvaro de Nazaré, presidente do Clube Fenianos Portuenses, a jornalista Sónia Queiroz, e Brito Matos, antigo presidente da Câmara Municipal de Resende, figuras estas que proferiram algumas palavras de elogio quer à obra, quer ao autor da mesma. Após a sessão de apresentação do livro, Teixeira de Vasconcelos convidou os seus convidados a juntarem-se a ele para um tradicional “porto de honra”, tendo posteriormente dado por encerrado este acto cultural.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].