Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2005

    SECÇÃO: Cultura


    5º Concurso de Fotografia da Sójovem conhece os seus premiados

    A associação juvenil ermesindense Sójovem entregou no passado dia 4 de Dezembro os prémios relativos ao 5º Concurso de Fotografia por si organizado. A cerimónia teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde e reuniu à sua volta os 20 participantes da 5ª edição de um concurso que segundo o presidente da Sójovem, Luís Ramalho, tem cumprido com os dois grandes objectivos a que todos os anos a associação por si presidida se propõe ao organizar este evento, ou seja, em primeiro lugar promover a arte da fotografia, ao passo que o segundo passa pela divulgação do Concelho de Valongo sob variados aspectos.

    Foto RUI LAIGINHA
    Foto RUI LAIGINHA
    Sob o título “Valongo em Lousa”, a 5º edição do Concurso de Fotografia da Sójovem visava precisamente o retrato fotográfico daquela que é considerada a maior riqueza natural do Concelho de Valongo, a lousa. À semelhança do ocorrido em anteriores edições, os apaixonados pela arte da fotografia não perderam a oportunidade para mais uma vez colocar em prática todos os seus atributos e conhecimentos fotográficos. Foram 20 os concorrentes inscritos nesta 5ª edição, tendo sido entregues um total de 166 trabalhos.

    Posteriormente o júri deste concurso teve a difícil tarefa de seleccionar os 25 melhores trabalhos, que figuram não só na exposição que a Sójovem inaugurou também no passado dia 4 de Dezembro, como também farão parte de uma colecção de postais alusivos a esta 5ª edição do Concurso de Fotografia. Como já frisamos antes, não foi nada fácil seleccionar as 25 melhores fotos deste concurso, como deixou bem explícito Luís Ramalho durante a sua intervenção. «Foram precisas algumas horas de reunião para o júri seleccionar as 25 melhores fotografias. Mais difícil ainda foi escolher os premiados desta edição do Concurso de Fotografia, pois todos os trabalhos seleccionados são excelentes do ponto de vista fotográfico, o que dificultou imenso a decisão do júri. Por isso, quero desde já agradecer a participação de todos os concorrentes e endereçar-lhes os meus parabéns pela enorme qualidade dos trabalhos que apresentaram», referiu. Luís Ramalho agradeceu ainda a várias entidades o apoio prestado à Sójovem para a realização deste concurso, nomeadamente à Câmara Municipal de Valongo – representada nesta cerimónia por Eunice Neves –, às juntas de freguesia de Alfena, Ermesinde e Valongo, à Macrozoon e ao Instituto Português da Juventude. De facto, a qualidade destes 25 trabalhos é de uma riqueza extrema, como aliás pode ser visto na selecção que “A Voz de Ermesinde” faz na última página deste jornal, aptecendo mesmo dizer que todos eles são merecedores do primeiro prémio. Mas como isso não é possível, há que dizer que o primeiro prémio coube a Virgílio Amorim que, com o pseudónimo de Ardósia, venceu este concurso com o trabalho “Uma Rocha Metamórfica”. Vera Santos Silva, sob o pseudónimo de Fénix, arrecadou o segundo lugar, fruto do seu trabalho intitulado de “Vernáculo”. O último lugar do pódio pertenceu a José Moreira, com o pseudónimo de Carlos Ruão, que viu assim premiado o seu trabalho “Exploração a Ceú Aberto”. Quer os três primeiros classificados, quer os restantes participantes, receberam ainda das mãos de Luís Ramalho um diploma de participação e uma estatueta, fabricada em lousa, alusiva ao evento. Não será demais relembrar que os interessados em visionar a exposição destes trabalhos poderão fazê-lo deslocando-se ao Fórum Cultural de Ermesinde até ao próximo dia 18.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].