Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2005

    SECÇÃO: Destaque


    8ª MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO

    “Uma História a Penas” maravilhou a pequenada do concelho

    O “pontapé de saída” não oficial para a edição de 2005 da Mostra Internacional de Teatro foi dado no passado dia 21, quando ao palco da Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde subiu a companhia de teatro Trigo Limpo – Teatro Acert, que brindou o muito público infantil presente no recinto com a peça “Uma História a Penas”.

    Construída a partir de excertos de obras como “Portugal Pequenino”, de Maria Angelina e Raul Brandão, e de “A Menina Coração de Pássaro”, da autoria de Luísa Dacosta, esta peça, encenada por Pompeu José, retrata o namoro de uma menina e de um rapaz, e que ao mesmo tempo fala de pássaros, dos ninhos de pássaros que esse mesmo rapaz, de seu nome Russo, destruiu, e do castigo que recebeu por ter cometido esse acto. Esta peça fala igualmente da sensualidade, marca sempre presente na relação entre Russo e Pisca, a tal menina a que inicialmente fizemos referência. Para que o castigo transformado em feitiço imposto pela “velha bruxa” fosse retirado a Russo, tanto ele como a sua namorada, Pisca, tiveram de percorrer um longo e penoso caminho: um dia transformavam-se em aves, no outro em pedras, tudo isto como forma de castigar Russo por ter deitado abaixo os ninhos das andorinhas.

    O desânimo permanente do rapaz pelo facto de nunca mais se ver livre do castigo//feitiço e o consequente carinho e apoio que Pisca dá ao seu namorado para que este não desespere, são uma constante ao longo desta história, que termina quando ambos voltam a encontrar a “velha bruxa” que os enfeitiçou e que, por fim, lhes retira o castigo.

    Interpretada por Raquel Costa, Ruy Malheiro e Sandra Santos, esta peça teve uma enorme aceitação da parte do público infantil que marcou presença no evento – em representação de várias escolas do Concelho de Valongo – e que no final aplaudiu efusivamente este trabalho de uma companhia que é já uma referência nacional no que toca a espectáculos teatrais dedicados aos mais novos.

    FICHA TÉCNICA

    Texto (excertos): Maria Angelina/Raul Brandão e Luísa Dacosta.

    Dramaturgia e Encenação: Pompeu José

    Assistência: Paulo Neto

    Cenografia: Zétavares e Marta Fernandes

    Escultura Cenográfica: Marta Fernandes

    Máscara e Bonecos: Luís Pacheco

    Música: Teresa Ferreira

    Letras: José Rui Martins

    Figurinos: José Rosa

    Interpretação: Raquel Costa, Ruy Malheiro e Sandra Santos

    Produção: Trigo Limpo – Teatro ACERT

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].